quinta-feira, 9 de junho de 2016

Temer diz que não vai interferir em assuntos da Câmara para salvar mandato de Cunha, afirmam aliados

Presidente diz a líderes dos partidos que governo 'não é ação entre amigos'
O presidente interino Michel Temer disse na manhã desta quinta-feira que não interfere nas articulações definidas pelos parlamentares na Câmara. Segundo um interlocutor de Temer, ele ficou incomodado com as suspeitas de parlamentares de sua base aliada de que o Palácio do Planalto estaria operando para ajudar a evitar a cassação de Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

"O Palácio não vai se meter em assuntos do legislativo", disse Temer, segundo um auxiliar.
O presidente interino recebeu na manhã desta quinta-feira os líderes do DEM, PSDB, PPS e PSB. As quatro legendas demonstraram desconfiança com relação a uma ajuda do governo a Cunha.
O líder do DEM na Câmara, Pauderney Avelino (AM), afirmou que o presidente interino negou qualquer interferência de seu governo para salvar o mandato do presidente afastado da Câmara. Segundo Avelino, Temer o autorizou a dizer que o governo não é "ação entre amigos" e que trabalha para trazer normalidade política ao país. O líder do DEM disse que foi o próprio Temer quem tocou no assunto, em reunião na manhã de hoje com líderes dos partidos.

- O que o presidente disse é que não há qualquer interferência do governo na questão Cunha com o Legislativo. Não há qualquer interferência. E mais, ele tem dito e me autorizou a dizer o seguinte: o governo dele não é ação entre amigos. Ele é presidente da República e está imbuído do propósito de reconstruir o país e trazer a normalidade política para o país. Foi esse o tom da conversa - afirmou Pauderney Avelino. Segundo Avelino, não foi preciso os líderes cobrarem já que a mídia toca na questão e o próprio Temer tocou no assunto.

- Não fomos questionar o presidente. Ele mesmo, em razão do que está hoje nos jornais, tomou a iniciativa de esclarecer.

Indagado se nessa resposta estão descartadas também a ação de ministros, já que Eliseu Padilha (Casa Civil) e Geddel Vieira Lima (Secretaria de Governo) receberam o ministro e presidente licenciado do PRB, Marcos Pereira (Indústria e Comércio), Pauderney disse que os ministros afirmam que estão tratando com parlamentares e ministros são questões que são levadas para o governo.

- O ministro Padilha me ligou há pouco, para tratar de uma questão lá do Amazonas e me pediu: ajude a desfazer essa questão, estou tratando de questões administrativas. Tenho que receber ministros e tratar de questões administrativas. Não existe nada do que estão falando _ disse Avelino.

Ontem, Avelino disse que há um clima de desconfiança com relação a uma eventual operação para ajudar Cunha patrocinada pelo Planalto.

Pesa neste ambiente de suspeitas a reunião, na última segunda-feira, entre os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Marcos Pereira (Indústria), que é presidente do PRB. O encontro, ocorrido à tarde no Palácio do Planalto, se realizou um dia antes do começo da votação do relatório que pede a cassação de Cunha no Conselho de Ética.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui