domingo, 31 de janeiro de 2016

Bruno Soares é campeão em duplas mistas e faz a dobradinha na Austrália

Após conquistar o título do Grand Slam nas duplas masculinas ao lado de Jamie Murray, brasileiro chega ao 2° troféu no torneio com a russa Elena Vesnina. O ano de 2016 não poderia ter começado de melhor forma para Bruno Soares. Com um novo parceiro, Jamie Murray, ganhou logo seu primeiro torneio na temporada, o ATP de Sydney. Já no primeiro Grand Slam, mais um troféu, nas duplas masculinas do Aberto da Austrália, igualando o feito de Maria Esther Bueno. E, neste domingo, foi além ao voltar à quadra menos de 24 horas depois da conquista para vencer também a decisão das duplas mistas. Ao lado da russa Elena Vesnina, ele se tornou o primeiro brasileiro a conquistar dois títulos no mesmo Grand Slam, ao superar a parceria Horia Tecau / Coco Vandeweghe por 2 sets a 1, parciais de 6/4, 4/6 e 10-5 em 1h20 de jogo.


- Foi difícil dormir. Eu não consegui dormir. Eu fui para a cama às 5h da manhã. Ajustei meu alarme para 11h. E acordei às 8h30. Eu tentei resistir um pouco, mas não consegui, então decidi tomar o café da manhã. Estou vivendo à base de café desde então. Eu tomei 22 cafés só hoje. Mas agora tudo vale a pena - brincou Bruno sobre a maratona de finais na coletiva de imprensa após o título. Foi o quinto título de duplas mistas para tenistas brasileiros. Antes de Bruno Soares, Maria Esther Bueno foi campeã em Roland Garros, em 1960, e Thomaz Koch, também na França, levantou o troféu em 1975. O mineiro chega, portanto, ao seu terceiro título, após ser campeão do US Open em 2012 e 2014, com Ekaterina Makarova e Sania Mirza, respectivamente.

As coisas não começaram da melhor forma para Bruno Soares no primeiro set. O mineiro demorou a entrar no jogo e sacou muito mal logo no game inicial para sofrer a quebra e ver Tecau e Vandeweghe abrirem 2/0. Aos poucos, Soares e Vesnina foram equilibrando as coisas, com destaque para a boa movimentação tática da russa. No oitavo game, a dupla devolveu bem no saque de Vandeweghe, devolvendo a quebra e empatando em 4/4. Bruno, desta vez, foi perfeito em seu serviço e, no game seguinte, conseguiu um lindo smash no fundo da quadra justo no "deciding point" para fechar o set em 6/3.

O início não foi animador mais uma vez. Com uma devolução na linha, Tecau anotou uma mini quebra e confirmou seus saques para abrir 3-0. Porém, a reação veio na dupla falta de Vandewegh e na boa devolução de Vesnina, para consolidar a virada para 4-3. Bruno e Elena se mantiveram sólidos, confirmando seus pontos de saque. A russa foi perfeita numa troca de bolas com Vandewegh para chegar ao 9-5, com quatro match points. E foi sem sofrimento. O mineiro subiu à rede após a devolução de Vesnina e consolidou o título num voleio sem defesa para os rivais.Da mesma forma que no set anterior, Bruno Soares não foi bem em seu serviço inicial e, com uma dupla falta, levou a quebra logo de cara. A reação, desta vez, tardou a vir. Horia Tecau sacou bem para salvar dois break points e abriu 2/0. Em seguida, a americana Vandeweghe anotou uma linda devolução para uma nova quebra e confirmou seu saque, abrindo 4/0 na disputa. Bruno foi bem na rede, diminuiu o prejuízo com uma quebra e sacou bem para deixar o set em 5/4. No game seguinte, o brasileiro e a russa tiveram quatro break points, mas Tecau foi perfeito no saque e garantiu cinco pontos seguidos e o set. A decisão ficou para o match tie-break.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui