terça-feira, 26 de janeiro de 2016

O que a ciência ainda não descobriu sobre a menopausa


Para que serve, como realmente funciona e qual o melhor tratamento são apenas algumas das questões.
A BBC Brasil falou de alguns dos mistérios da menopausa que continuam sem ter uma resposta. Trata-se das dúvidas acerca do objetivo da menopausa, da forma como funciona e do tratamento mais indicado.

Baseando-se em estudos, livros e reportagens feitas pela revista Nature, a publicação revela o pouco que ainda se sabe sobre esta condição feminina, tida como uma “caraterística distintiva dos humanos” e que se deve, possivelmente, a algo chamado ‘hipótese da avó’, que se refere ao fato da mulher viver mais do que a sua idade reprodutiva.

A libertação mais reduzida de estrogênio por parte dos ovários depois dos 40 anos é uma das causas apontadas para a chamada menopausa, contudo, cada mulher tem a sua maneira de reagir a esta perda hormonal, o que dificulta o diagnóstico preciso deste problema feminino. Até 2002, era comum receitar às mulheres uma terapia à base de reposição hormonal, um tratamento que poderia atenuar os sintomas da menopausa (palpitações, ansiedades e ataques de pânico), mas que colava a saúde da mulher em risco, uma vez que aumenta a possibilidade de se sofrer um ataque cardíaco.

Embora esta técnica tenha sido contestada, o especialista em metabolismo John Stevenson, do Hospital Royal Brompton, revelou na conferência da Sociedade Britânica da Menopausa que a reposição hormonal pode ser “provavelmente o melhor tratamento para as mulheres pós-menopausa”, continuando, porém, a solução em aberto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui