terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Quer mudar de emprego? Saiba quando avisar o chefe


Para o ‘career coach’, anunciar a saída com a revelação de que se aceitou uma proposta de outra empresa pode não ser uma decisão correta.
Quando se está à procura de um novo emprego, o patrão/chefe deve ser o primeiro a ter conhecimento da decisão. Esta é a ideia defendida por Steve Monte que, num artigo assinado no site Fast Company, alerta que é preciso pensar antes de agir, ou seja, é preciso ponderar e decifrar quais os verdadeiros motivos para querer sair. Só assim a conversa da revelação fluirá naturalmente.

Para o ‘career coach’, anunciar a saída com a revelação de que se aceitou uma proposta de outra empresa pode não ser uma decisão correta, principalmente quando não se tem uma relação ‘aberta’ com a chefia. O melhor, diz, é ir com cautela e falar abertamente das perspetivas de carreira e de como a nova proposta pode ser vantajosa.

Contudo, quando não existe sequer uma proposta, não há nada melhor do que ‘abrir o jogo’ e conversar sobre tudo o que não agrada no trabalho. Uma conversa franca irá ajudar a justificar o porquê de se querer mudar de emprego e, quem sabe, irá limar algumas das arestas que estão a prejudicar o bem-estar no local de trabalho - evitando-se, assim, uma saída precoce..

Mas, afinal, qual é o melhor momento para anunciar a saída (ou vontade de sair)? Numa reunião particular, diz Steve Monte, sugerindo que a conversa comece com a intenção de discutir a evolução do trabalho do empregado.

Com o desenrolar da conversa fica mais fácil perceber se existe a possibilidade de progredir na carreira na empresa – e quando tal acontece, tudo deve ficar esclarecido naquele momento – ou se a linha chegou ao fim e está na hora de procurar novos desafios profissionais. Neste último caso, a decisão pode ser anunciada na hora ou mais tarde, depois de algum tempo de ponderação ou até se ter uma proposta concreta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui