quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Temer inicia viagens em busca de apoio à presidência do PMDB

Ele defenderá o fortalecimento do partido para lançar mais candidatos a prefeito.
O vice-presidente Michel Temer: viagens pelo país
BRASÍLIA — Em busca de apoio para se reeleger presidente do PMDB — cargo que já ocupa desde 2001 —, o vice-presidente Michel Temer (PMDB-SP) dará início, nesta quinta-feira, a uma série de viagens pelo Brasil. Nos próximos dois dias, ele cruzará o país: na quinta estará em Curitiba (PR) e Florianópolis (SC), onde terá encontros com peemedebistas e empresários, e, na sexta, passará por João Pessoa (PB), Natal (RN) e Recife (PE). Temer busca mobilizar o partido, reforçando o discurso de unidade, para a Convenção Nacional da legenda, em março, quando será escolhido o novo presidente do PMDB e quando também será discutido o desembarque do partido do governo.

Nas viagens, Temer também defenderá que o partido se fortaleça e lance mais candidatos nas eleições deste ano. Segundo interlocutores do vice, há um arrefecimento do clima de disputa interna no PMDB pela presidência do partido, e mesmo os peemedebistas do Senado, que queriam lançar Renan Calheiros como candidato adversário do vice-presidente, estariam defendendo a unidade nacional. Ainda não foi definido quem assumiria a primeira vice-presidência de Temer caso ele seja de fato reconduzido à presidência.

Temer também levará aos encontros dos próximos dias o documento "Ponte para o futuro", elaborado pelo PMDB, para discutir saídas para a economia. No primeiro encontro do ano que teve com a presidente Dilma Rousseff, na semana passada, o peemedebista sugeriu que Dilma usasse algumas das propostas para conduzir a economia. Ela afirmou já ter encaminhado o documento para o ministro da Fazenda, Nelson Barbosa.

Nas viagens, o vice será acompanhado de dois de seus mais próximos aliados: o ex-ministro Eliseu Padilha (Aviação Civil), que deixou o cargo dias após ser acatado o pedido de impeachment da presidente na Câmara, e o também ex-ministro Moreira Franco, presidente da Fundação Ulysses Guimarães, que coordenou a elaboração do programa "Ponte para o futuro", interpretado, na ocasião, como um programa de transição a ser adotado após uma eventual saída da presidente por um processo de impeachment.

Logo depois do carnaval, a peregrinação de Michel Temer continua. Ele visitará cidades do Norte e Nordeste, e também já foi convidado pelo vice-governador de Minas Gerais, Antônio Andrade, para ir a Belo Horizonte. Uma ida ao Espírito Santo também já está no radar. A ideia de Temer é rodar o país e visitar as principais capitais brasileiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui