terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Trump bate novo recorde e supera 40% de apoio em pesquisa Leia mais

Em segundo lugar, o senador Ted Cruz aparece com apenas 19% em levantamento da CNN.
Donald Trump discursa em um comício na cidade de Farmington, em New Hampshire

WASHINGTON — O bilionário Donald Trump bateu um novo recorde na corrida para a nomeação republicana, somando 41% de apoio em uma pesquisa de opinião encomendada pela CNN. É a primeira vez que Trump supera a marca de 40% no levantamento da emissora. Mais de dois terços dos republicanos acreditam que ele é o candidato mais provável para conseguir a indicação do partido.

Apesar do novo recorde, a corrida permanece relativamente estável na comparação com a pesquisa anterior da CNN, realizada em dezembro, na qual Trump obteve 39%, Cruz 18% e Rubio 10%. A queda de Carson, de 10% para 6%, foi a maior alteração entre os dois levantamentos.O resultado é mais do que o dobro alcançado pelo seu concorrente mais próximo, o senador do Texas Ted Cruz, que ficou com 19% na pesquisa. Nenhum outro candidato atingiu dois dígitos. O senador da Flórida Marco Rubio obteve 8%, enquanto o neurocirurgião aposentado Ben Carson, 6%. Atrás estão o ex-governador da Flórida Jeb Bush (5%) e o governador de New Jersey, Chris Christie (4%). O restante ficou com 3% ou menos.

Já na pesquisa da FoxNews, realizada entre 18 e 21 de janeiro, Trump teve um desempenho inferior, embora alto, com 34% das intenções de votos, contra 20% de Cruz e 11% de Rubio.

Considerado um “aventureiro” político quando lançou campanha à Casa Branca, o conservador teria capitalizado o descontentamento de eleitores com os tradicionais políticos do país, principalmente depois da crise econômica de 2008, com um discurso apelativo à emoção e ao entretenimento, segundo analistas.

Sua postura e algumas de suas propostas, no entanto, têm gerado críticas até dos republicanos. Ele tem sido condenado por defender a construção de um muro na fronteira com o México, a deportação de imigrantes ilegais e o impedimento da entrada de muçulmanos no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui