segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

As tatuagens podem passar a ter uma nova função um tanto diferente no futuro não tão distante: monitoramento da saúde. Esse é o plano do projeto Tech Tats, idealizado pelos estúdios ChaoticMoon, empresa de tecnologia do Texas, EUA. Como funciona?

Tatuagem removível registra informações sobre as funções vitais da pessoa, como temperatura e frequência cardíaca.

A tatuagem é removível e feita com uma tinta eletrocondutora temporária conectada a um pequeno microcontrolador, chamado de ATiny85. Ele armazena e transmite dados capturados por diferentes sensores que também são implantados na pele através de tinta semicondutora. Além disso, o Tech Tats acopla um conjunto de chips, leds - que se acendem quando detectam um baixo nível de luz ambiente - e um controlador na camada subcutânea e na superfície da pele.

O dispositivo fica conectado com o celular através do sistema Bluetooh e passa informações registradas sobre batimentos cardíacos, pressão arterial, temperatura, níveis de hidratação e outros dados. Essa tecnologia oferece diversas aplicações práticas, como monitoramento das condições de saúde de quem tem alguma doença crônica ou funcionar como um ajudante na prática de esportes, por exemplo.

Futuro

O Tech Tats ainda está em fase de protótipo, mas a ChaoticMoon está em negociações para levar a tecnologia para o mercado o mais rápido possível e a empresa já pensa em outras direções para o projeto. Primeiro, ela estuda a possibilidade de usar essa tecnologia no exército, criando dispositivos capazes de identificar ferimentos, intoxicações e até variações de humor nos soldados.

Outra função estudada pela ChaoticMoon é usar a tecnologia como um cartão de crédito na pele, permitindo ao usuário realizar transações financeiras com o toque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui