quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Dossiê Universidad César Vallejo: conheça o adversário do São Paulo na Libertadores

Fundado em 1996, o Club Deportivo Universidad César Vallejo está ligado à universidade de mesmo nome na cidade de Trujillo, interior do Peru. Até meados dos anos 2000 a realidade do clube era totalmente regional, e somente em 2004 com o acesso à primeira divisão passou a figurar no cenário nacional peruano.

Já no ano seguinte caiu novamente e retornou à elite em 2008, onde permanece desde então. Foi terceiro colocado nas temporadas 2012 e 2015, e justamente no ano passado conquistou seu principal título: o Torneo del Inca, uma espécie de Copa com os times da primeira divisão. Mas foi pela terceira colocação que adquiriu o direito de estar novamente na Libertadores da América, onde encara o São Paulo na primeira fase.

Em 2013 caiu na mesma fase, eliminado pelo Tolima-COL. Já na Copa Sul-Americana são três participações: em 2010 perdeu logo de cara para o Barcelona-EQU; No ano seguinte a mesma situação, mas para o Independiente Santa Fe-COL; Por fim, em 2014, a "glória" veio com triunfos diante de Universitario de Sucre-BOL, Millonarios-COL e Bahia (nos pênaltis). A eliminação aconteceu somente nas quartas de final contra um forte Atlético Nacional-COL.

ELENCO

Está longe de ser uma potência em seu próprio país. O César Vallejo tem um elenco vasto, mas bem limitado tecnicamente. São quatro estrangeiros no grupo, sendo três colombianos e um argentino.

Um dos gringos merece destaque: o meia destro Donald Millán, de 29 anos, que pode atuar mais recuado também. Ele estava machucado, mas se recuperou a tempo de enfrentar o São Paulo nesta quarta-feira. É também o responsável pelas cobranças de falta: direto para o gol, quando próximas da área, ou da intermediária para cruzar apenas.

O reforço Alejando Hohberg, meia também, de 24 anos, será titular e é peça importante no setor ofensivo do técnico Franco Navarro. No gol está o experiente Salomón Libman, de 31 anos, jogador da seleção peruana nas duas últimas Copas América.

Segundo a imprensa peruana, a dupla ofensiva formada pelo meia-atacante Daniel Chávez e o centroavante Mauricio Montes merece atenção especial.

REFORÇOS

Eder Hermoza, goleiro (Willy Serrato)
Jesús Cisnero, goleiro (León de Huánaco)
José Cánova, zagueiro (Universidad de San Martín)
Alejandro Hohberg, meia (Universidad de San Martín)

Jhonny Vidales, atacante (Sport Hunacayo)
Víctor Rossel, atacante (Universidad Técnica de Cajamarca)
Niger Vega, atacante (Willy Serrato)
Luis Perea-COL, atacante (Sport Huancayo)

PERDAS

Fernando Martinuzzi-ARG, goleiro
Jesús Álvarez, defensor
Víctor Cedrón, meio-campista
Christian Buenaño, meio-campista
William Chiroque, atacante
José Carlos Fernández, atacante
Miguel Silva, atacante
Juan Manuel Cobelli-ARG, atacante

TÉCNICO

Franco Navarro é um veterano treinador de 54 anos que está desde 2014 no comando do César Vallejo, em sua segunda passagem pelo clube (anterior foi em 2005). Sempre trabalhou no Peru e passou por divesos clubes, como Alianza Lima, Cienciano, Juan Aurich, entre outros. Chegou ao comando da seleção peruana em 2006, mas durou pouco tempo.

Foi atacante de muito sucesso em seu país. Defendeu a seleção nos anos 1980 e participou da Copa do Mundo da Espanha, além de três edições da Copa América (83, 87 e 89). Por clubes passou por Deportivo Municipal, Independiente Medellín-COL, Sporting Cristal, Independiente-ARG, Tecos-MEX, Carlos Mannucci e Alianza Lima, onde se aposentou em 1995.

CAMPANHA 2015

Torneo del Inca - competição envolvendo os times da primeira divisão e que aconteceu entre 6 de fevereiro e 26 de abril. Três grupos, onde o primeiro colocado de cada avançava, mais o melhor segundo para disputarem semifinais e finais. Na final, em jogo único, o César Vallejo venceu o Alianza Lima por 3 a 1.

13 jogos
10 vitórias
3 derrotas
29 gols pró
14 gols contra

Em 2015 conquistou o único título importante de sua história, o Torneo del Inca

Campeonato Descentralizado - é a primeira divisão peruana, e como qualquer boa competição nacional sul-americana que se preze, tem uma fórmula complicada. Torneo Apertura, Torneo Clausura e depois a fase final, onde se classificavam os campeões dos dois turnos, mais o vencedor do Torneo del Inca e o time com maior pontuação. O César Vallejo entrou pelo título na competição prévia, mas foi eliminado pelo Sporting Cristal.

34 jogos
15 vitórias
9 empates
10 derrotas
47 gols pró
46 gols contra

TÁTICA

A equipe atua no 4-2-3-1 tradicional no ataque e a recomposição defensiva é feita no 4-4-2. No cenário nacional, é um time que gosta de ficar com a bola, mas quando enfrenta adversários melhores tecnicamente costuma usar bastante os lançamentos. Tem como suposto ponto forte o entrosamento da equipe, já que diversos jogadores, assim como o treinador, estão no clube há dois anos.

Na semana passada o César Vallejo apresentou seus reforços para a torcida em um amistoso com o Once Caldas. Venceu por 1 a 0, gol marcado por Alejandro Hohberg com assistência de Junior Viza. Contra os colombianos, por exemplo, teve menos posse de bola (45%) e finalizou em número inferior também (10x14). Chamou a atenção o alto número de faltas (28).

Nesse jogo, no dia 23, o time titular foi formado por Salomón Libman, Paulo Requena, Emiliano Ciucci, Hansell Riojas e Guillermo Guizasola; Juan Morales e Junior Viza; Ronald Quinteros, Daniel Chávez e Alejandro Hohberg; Mauricio Montes. Usou a variação do 4-2-3-1 para o 4-4-2 e encontrou muitas dificuldades para criar.
Chávez foi o jogador do balanço defensivo contra o Once Caldas. Quando o time não está com a bola, ele sobe para formar a primeira linha com o centroavante Montes. Diante dos colombianos faltou compactação defensiva, deixando muito espaço entre as linhas na defesa - Millán pode ter essa função também.

Quatro dias antes, com portões fechados, o César Vallejo disputou outro amistoso, com a Universidad San Martín, e ficou no empate em 1 a 1. No primeiro tempo, com os titulares, perdeu por 1 a 0, e já na segunda etapa, com muitas modificações, empatou com Mauricio Montes.

Sem a bola o time atua no 4-4-2, mas com pouca compactação defensiva e linhas muito distantes
Com a bola a equipe atua no 4-2-3-1: Montes é a referência no ataque

ANÁLISE

Contra o São Paulo a equipe terá dois desfalques importantes: o zagueiro Luis Cardoza, suspenso, e o atacante Rinaldo Cruzado, que lesionou o joelho há duas semanas. Na vaga do primeiro o volante argentino Emiliano Ciucci deve jogar improvisado por lá - já fez essa função em 2014. Na frente, com a recuperação do meia colombiano Donald Millán, a vaga fica com ele ao invés de Quinteros.

No amistoso contra o Once Caldas - único jogo pra valer realizado pelo time peruano em 2016 - um dos problemas foi a falta de entendimento dos volantes Juan Morales e Junior Viza. Esse pode ser um ponto bem explorado pelo Tricolor, já que nos outros setores o entrosamento da equipe é bem maior.

Não há dúvidas sobre o favoritismo brasileiro. A falta de ritmo estará presente nos dois lados, mas a diferença técnica é muito grande.

Provável César Vallejo: Salomón Libman, Paulo Requena, Emiliano Ciucci, Hansell Riojas e Guillermo Guizasola; Juan Morales e Junior Viza; Donald Millán, Daniel Chávez e Alejandro Hohberg; Mauricio Montes.

JORNALISTA PERUANO

Edward Alva Ramírez, repórter da Zona Deportiva

Vallejo tem como fortaleza a base mantida de quase três temporadas. Começando pelo goleiro Salomón Libman, assim como a defesa que tem Cardoza (suspenso), Requena e Guizasola; Os meias Ciucci, Quinteros, Millán e Morales; E os atacantes Chavez e Montes; Todos com mais de dois anos na equipe.

Franco Navarro, seu técnico, dirige a terceira temporada em Trujillo e mantém o estilo e o padrão tático que passa por um 4-2-3-1 definido e que pode pudar de nomes, mas nunca fica desorganizado. Contratou nesta temporada o colombiano Perea (atacante), Hohberg (meia ofensivo), Cánova (defensor) e Rossel (atacante) - todos já comandados por Navarro em outros times. É uma equipe que trabalha muito bem a parte tática e a posse de bola, marcou muitos gols assim na temporada anterior.

A parte fraca que mostra esse time tem de certa maneira semelhança com as deficiências que mostram quase todos os times peruanos: desconcentração, e outras como não definir partidas em momentos decisivos. São muitas vezes erros individuais que, em duelos de 180 minutos, se tornam definitivos.

ESTÁDIO

O estádio Mansiche tem capacidade para 27 mil pessoas e está localizado na cidade de Trujillo, com população de 800 mil habitantes e 3 milhões na região metropolitana, no nível do mar. É a casa do César Vallejo e de diversos outros times da região.

Estádio é a casa de diversos times em Trujillo

Na Copa América de 2004 foi palco de três jogos: Venezuela 1x1 Bolívia, Peru 2x2 Colômbia e ColÔmbia 2x0 Costa Rica, pelas quartas de final. Recebeu também partidas do Mundial sub-17 no ano seguinte. Trata-se de um estádio simples, e que passou a ter iluminação artificial somente a partir de 1993.

CURIOSIDADES

- Trujillo é a terceira cidade mais populosa do Peru

- Em 1932 aconteceu na região a Revolução de Trujillo, movimento popular contra o Governo, que acabou derrotado em poucos dias. O movimento foi marcante na formação da identidade cultural e política local

- Na cidade estão as ruínas da Zona Arqueológica de Chan Chan, declarada patrimônio da humanidade pela Unesco;

- César Vallejo é o mais influente poeta peruano. Faleceu em 1938, aos 46 anos, após ter vivido por muito tempo em Trujillo. Pela homenagem a ele, o apelido do time de futebol é "Os poetas"

- Neste ano o clube adquiriu o sistema de scouts da empresa Wyscout, utlizado por diversas equipes na Europa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui