quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Enxurrada em cidade no Sul do Piauí destrói cemitério e arrasta cadáveres

Familiares encontraram partes dos corpos espalhados em comunidade rural. Sobrinha afirma ter reconhecido corpo do tio, que ainda estava com a calça.

As enchentes que atingiram na semana passada a cidade de Dom Inocêncio, Sul do Piauí, destruíram um cemitério na comunidade rural de Duas Barras, a 25 km da zona urbana. A força das águas arrastou os restos mortais de várias pessoas que estavam sepultadas no local, e os familiares ainda tentam encontrar partes dos cadáveres para fazer um novo sepultamento.

De acordo com a estudante Maria das Mercês Oliveira, a enxurrada atingiu a comunidade por volta das 10h30 em 24 de janeiro, após o estouro de uma barragem. Somente à tarde os moradores perceberam que o pequeno cemitério havia sido destruído pela enchente e que os corpos tinham sido arrancados das sepulturas.
Caixões foram arrastados e cadáveres ficaram expostos

“À tarde, meu irmão foi até o cemitério e viu que estava destruído. Mas, como ainda estava coberto pela água, não vimos o tamanho do estrago. Só depois que a água baixou é que percebemos que as covas tinham sido arrancadas e os corpos, levados. Até agora achamos um caixão e um corpo quase inteiro, só faltando a cabeça. Esse corpo nós reconhecemos, pois ainda estava vestido numa calça. Era um tio meu”, contou Maria.

Segundo ela, o tio estava sepultado há aproximadamente dois anos. Várias partes de outros corpos também foram achadas ao longo do caminho percorrido pelas águas.

Ainda segundo a estudante Maria das Mercês Oliveira, os restos mortais da maioria devem ser enterrados todos juntos, já que não se consegue distinguir qual parte pertence a cada cadáver. O sepultamento será feito em um local próximo a área destruída.Os filhos de uma idosa que havia sido enterrada há cerca de três anos já foram à comunidade para tentar juntar os restos mortais da mãe. Um novo sepultamento deve ocorrer no próximo domingo (7), após a procura de mais corpos.

O cemitério tinha pouco mais de 10 pessoas sepultadas, e apenas três sepulturas não foram destruídas pela enxurrada.

Além do cemitério, a casa onde a estudante mora com os pais na comunidade também foi invadida pelas águas e uma parte acabou desabando. A família precisou deixar o local e está na casa de um vizinho na comunidade.
Casas ficaram alagadas após enchente em Dom Inocêncio

Enchentes no município
Após as fortes chuvas que provocaram o rompimento de barragens e a cheia de riachos que deixaram a cidade isolada, o município de Dom Inocêncio vai aos poucos voltando à normalidade.

Desde o fim de semana não chove na região e as águas dos riachos baixaram, permitindo o acesso de alguns tipos de veículo.

A Defesa Civil estadual enviou cestas básicas para as 35 famílias desabrigadas em Dom Inocêncio, e o governo autorizou atendimento emergencial para o município.

A prefeitura ainda está realizando um levantamento para saber a totalidade dos danos causados pelas chuvas, tanto na zona urbana quanto na área rural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui