terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Homem-bomba mata ao menos 20 pessoas em Cabul

Ao menos 20 pessoas foram mortas e outras 29 ficaram feridas num atentado suicida cometido na entrada de uma base policial em Cabul, no Afeganistão, nesta segunda-feira (1º/02). O Talibã reivindicou a autoria do ataque.

Um extremista detonou seus explosivos próximo a uma fila de policiais que esperavam para entrar na base, deixando vários corpos e restos humanos carbonizados ao redor da área. O atentado é um dos piores contra forças de seguranças afegãs dos últimos meses, apesar de uma recente retomada dos esforços internacionais para impulsionar as negociações formais de paz, estagnadas desde o ano passado.

"Como resultado do ataque terrorista perto da sede nacional da polícia civil afegã [...] 20 pessoas foram martirizadas e 29 outras ficaram feridas", afirmou o Ministério do Interior do Afeganistão, em comunicado.

Uma fonte ministerial disse à agência de notícias AFP que todos os mortos eram policiais, e que ao menos outros três oficiais se encontram em estado crítico. Um comunicado da coalizão militar internacional no Afeganistão também afirmou que 20 policiais afegãos foram mortos e 25 oficiais e sete civis ficaram feridos. O Ministério da Saúde divulgou que alguns dos feridos foram atingidos no peito por estilhaços.

O Talibã reivindicou a responsabilidade pelo ataque, com o porta-voz dos insurgentes publicando no Twitter que até 40 policiais foram mortos e feridos. Os milicianos, no entanto, rotineiramente exageram no número de vítimas em seus ataques contra o governo afegão.

O atentado ocorreu a poucos dias da terceira rodada de conversações entre Afeganistão, Paquistão, China e Estados Unidos, que visam lançar as bases para o diálogo direto entre Cabul e os talibãs. O encontro de delegados dos quatro países está prevista para o próximo sábado, em Islamabad, capital do Paquistão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui