terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Não passou de primeira na Fuvest? Saiba o que fazer

O momento mais esperado em qualquer processo seletivo é o resultado. Num vestibular como o da Fuvest, um dos mais concorridos do país, milhares de corações batem mais forte ao final de cada etapa.

A primeira chamada, com o listão dos aprovados, foi divulgada nesta terça-feira, 2 de fevereiro de 2016 no site da Fuvest.

Se não encontrar seu nome na primeira chamada, renove as esperanças ao consultar a segunda, terceira, quarta e quinta chamadas. Há ainda a chance de participar da Reescolha, para a USP, e da Lista de Espera, para a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSC-SP).

Pode ser um processo demorado e um pouco difícil. Mas você não está sozinho nesta jornada! Um total de 142,6 mil candidatos participaram da Fuvest 2016. Preparamos um resumo do que acontece até que todas as vagas sejam preenchidas. Confira!

Datas importantes

02/02/2016

- primeira chamada

04/02/2016

- segunda chamada

16/02/2016

- terceira chamada

20/02/2016

- quarta chamada

26/02/2016

- quinta chamada

Reescolha USP

Depois da quinta chamada tem início outro processo, chamado Reescolha, que dá uma nova chance para quem busca entrar na Universidade de São Paulo (USP). O objetivo é preencher as vagas que não foram ocupadas.

Podem participar candidatos ainda não matriculados e que não foram eliminados do vestibular. A Reescolha acontece em duas etapas. Em cada uma delas o candidato poderá optar, pela internet, por um lugar num curso que possui vaga ainda não preenchida. Atenção para as datas:

02/03/2016 - 14h:

divulgação da lista das vagas não preenchidas, restrições para escolha de curso e lista de candidatos habilitados para participar da 1a Etapa da Reescolha.

09/03/2016 - 14h:

divulgação da lista das vagas não preenchidas, restrições para escolha de curso e lista de candidatos habilitados para participar da 2a Etapa da Reescolha.

Lista de espera da Santa Casa

A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSC-SP) abre uma lista de espera, após a matrícula da quinta chamada, para completar as vagas que não foram preenchidas. A lista é formada pelos candidatos classificados que comunicarem seu interesse no sistema disponível no site da Santa Casadentro do prazo estabelecido pela Faculdade.

Boletim de Desempenho Fuvest 2016

A divulgação do Boletim de Desempenho Individual dos candidatos da Fuvest 2016 vai acontecer após a primeira chamada, ou seja, depois do dia 2 de fevereiro de 2016. O Boletim estará disponível para acesso na seção “Usuários” do site da Fundação.

As notas serão divulgadas por prova. Não haverá informações sobre o desempenho em cada questão ou disciplina, exceto na prova de Redação.

É importante lembrar que as questões discursivas da 2a fase e a redação serão submetidas a uma banca examinadora. Cada questão será corrigida por, no mínimo, dois avaliadores. O processo de avaliação e a forma de determinar um peso para cada resposta é complexo. Você pode conhecer mais detalhes no Manual do Candidato Fuvest 2016.

Onde encontrar os resultados

Todas as informações relacionadas ao concurso vestibular Fuvest 2016, desde datas, locais de prova e listas de candidatos convocados em cada etapa serão divulgadas em caráter oficial no endereço www.fuvest.br. Você também poderá consultar aqui no site os resultados. Fique ligado!

Recursos

Segundo o Manual do Candidato Fuvest 2016, não haverá revisão ou vista de provas. Se você discordar de alguma questão do exame, poderá encaminhar seu parecer à comissão do vestibular no prazo de até três dias após a realização de cada prova. Se o seu argumento estiver bem fundamentado, ele será analisado pelas bancas elaboradoras. Conforme o edital da Fuvest, “Na hipótese de anulação de questão do exame, será atribuído a todos os candidatos presentes na prova correspondente o valor da questão anulada”.

Matrículas

Os candidatos aprovados em primeira chamada devem estar atentos ao processo de matrícula que tem início no mesmo dia da publicação da lista, 2 de fevereiro. Há duas etapas obrigatórias para efetuar a matrícula: uma presencial e outra não presencial. Confira:

Etapa Não Presencial - 02 e 03/02/2016

A matrícula não presencial deve ser feita pela internet, entre 14h do dia 02/02 e 13h59min do dia 03/02/2016.

Etapa Presencial - 11 e 12/02/2016

Na matrícula presencial é obrigatório o comparecimento do candidato, ou de procurador legalmente constituído, para assinatura da lista de matrícula e entrega dos documentos solicitados no Serviço de Graduação da Unidade (Escola, Faculdade ou Instituto) responsável pelo curso escolhido.

Para as chamadas seguintes, haverá apenas matrícula presencial no Serviço de Graduação da Unidade responsável pelo curso no qual o candidato vai se matricular.

Sobre a Fuvest 2016

O vestibular da Fuvest é um dos mais importantes do País. Ele acontece uma vez por ano e seleciona alunos para a Universidade de São Paulo (USP) e para a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSC-SP). Na edição de 2016 foram ofertadas 9.688 vagas: 9.568 para a USP e 120 para a Santa Casa. A USP disponibilizou ainda outras 1.489 vagas pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada). O total de inscritos para a Fuvest 2016 chegou a 142,6 mil.

Veja também:


Você é um dos mais de 140 mil candidatos da Fuvest? Você passou? Conte para a gente aqui nos comentários e vamos torcer juntos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui