segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

PIB dos EUA avança 0,7% no 4º trimestre

No segundo trimestre, o PIB cresceu 2% ante o trimestre anterior (REUTERS/Soe Zeya Tun)
SÃO PAULO – A atividade econômica dos Estados Unidos mostrou crescimento de 0,7% no quarto trimestre, em dados anualizados, de acordo com a primeira leitura do indicador feita pelo Departamento de Comércio e divulgada nesta sexta-feira (29).

O PIB (Produto Interno Bruto) ficou abaixo da expectativa do mercado, que previa alta de 0,9%, segundo o site Briefing.com. No terceiro trimestre, o PIB cresceu 2% ante o trimestre anterior.

Na primeira reunião do ano, em 27 de janeiro, o Fed (Federal Reserve, o banco central dos EUA) manteve as taxas de juros entre 0,25% e 0,50% citando que a economia do país desacelerou no ano passado.

O comunicado da decisão repetiu que o Fed espera que as condições econômicas evoluam de maneira a justificar apenas aumentos graduais das taxas de juros. "A trajetória da taxa dos fundos federais [taxas de juros] vai depender do panorama econômico", diz o documento.

O que é PIB?

O PIB mede a soma de todos os bens e serviços produzidos na economia em determinado período. Nos EUA, pela ótica da demanda, ele é formado por cinco componentes: consumo, investimento, gastos governamentais, nível de estoque e saldo de comércio exterior. O consumo representa quase dois terços do PIB norte-americano e é um dos componentes menos voláteis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui