terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Sanofi lança projeto para vacina contra zika vírus

Até o momento, apenas pequenos laboratórios se colocaram a disposição para a pesquisa.

A Sanofi lançou um projeto para desenvolver uma vacina contra o zika vírus no comprometimento mais decisivo até o momento de um grande fabricante de vacinas para lutar contra a doença ligada a casos de má-formação cerebral no Brasil.

A fabricante de medicamentos francesa disse nesta terça-feira (2) que sua divisão de vacinas Sanofi Pasteur usaria sua expertise para desenvolver vacinas para vírus similares como febre amarela, encefalite japonesa e mais recentemente, dengue.

O movimento ocorre um dia depois de a OMS (Organização Mundial de Saúde) declarar que o zika vírus é uma emergência de saúde pública internacional devido à sua ligação com microcefalia em alguns bebês.

"A Sanofi Pasteur está respondendo à convocação global de ação para desenvolver uma vacina contra o zika dado o rápido avanço da doença e possíveis complicações médicas", disse o chefe de pesquisa da Sanofi Pasteur, Nicholas Jackson, que está liderando um projeto de vacina contra o zika. A Sanofi acredita que sua pesquisa e infraestrutura industrial estabelecidas para sua nova vacina contra dengue licenciada recentemente pode ajudar a acelerar a identificação de uma candidata a vacina contra o zika vírus.

Até o momento, os únicos grupos com planos firmes para desenvolver uma vacina contra o zika são pequenas companhias de biotecnologia e instituições acadêmicas, embora a GlaxoSmithKline já tenha dito que está concluindo estudos de viabilidade para avaliar se sua tecnologia de vacina é adequada.

Atualmente, não há vacina ou tratamento contra o zika vírus, uma vez que a doença até recentemente não era uma preocupação de saúde pública séria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui