terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Ted Cruz vence caucus em Iowa; comitê de Hillary declara vitória

Hillary e Sanders estavam em virtual empate com 99% dos votos apurados. Cruz liderou durante toda a apuração e Rubio encostou em Donald Trump.
Ted Cruz sorri ao lado de sua mulher, Heidi, após ser declarado vencedor do caucus republicano em Iowa, na segunda (1º) (Foto: Reuters/Jim Young)
Ted Cruz sorri ao lado de sua mulher, Heidi, após ser declarado vencedor do caucus republicano em Iowa, na segunda (1º)

Ted Cruz saiu na frente na disputa por uma vaga para concorrer à presidência dos EUA nas eleições de 8 de novembro. Com 28%, ele foi o favorito entre os eleitores republicanos de Iowa, o primeiro estado do país a realizar um caucus.

Já a disputa democrata continuava sem decisão oficial às 4 da manhã (8 horas em Brasília), oito horas após o início da votação. Embora o resultado oficial não tenha sido divulgado, o comitê de campanha de Hillary Clinton comemorava vitória por volta de 7h (horário de Brasília).

Por problemas em dezenas de pontos de votação, a contagem ficou praticamente parada durante horas.

Apesar de Hillary Clinton ter liderado durante toda a apuração, a diferença entre ela e Bernie Sanders, que chegou a ser de mais de 3 pontos, caiu para apenas 0,2%. Às 8h (horário de Brasília), com 99% da apuração concluída Hillary tinha 49,9% e Sanders, 49,6%. 

'Conservadores corajosos'
Em seu discurso, Cruz disse que o resultado foi "uma vitória dos conservadores corajosos ao redor do país" e afirmou que não será escolhido pela mídia ou pelos políticos de Washington, mas pelo povo. O pré-candidato disse que o poder não vem de Washington, mas sim de Deus, e criticou duramente o presidente Obama e seus adversários democratas.

Cruz liderou durante toda a apuração, contrariando pesquisas de boca de urna que o colocavam em segundo lugar, atrás de Donald Trump, que ficou com 24%. Mas a maior surpresa do Partido Republicano foi o crescimento de Marco Rubio, que terminou o caucus em terceiro lugar, com 23%, apenas um ponto a menos do que Trump.

Dos 30 delegados republicanos disputados em Iowa, Cruz ficou com oito, enquanto Trump e Rubio garantiram sete cada. Ben Carson, em quarto lugar, ficou com três, e Rand Paul e Jeb Bush, respectivamente quinto e sexto, conquistaram um delegado cada. Três delegados ainda não foram designados. Eles são concedidos de acordo com a proporção de votos em todo o estado.

O Partido Democrata adota um sistema diferente, e os delegados escolhidos agora irão participar de convenções regionais e estaduais para decidir quais deles irão às convenções finais do partido, em julho.

Hillary Clinton acena, ao lado do marido Bill e da filha Chelsea, após o caucus democrata em Iowa, na noite de segunda (1º) (Foto: AP Photo/Patrick Semansky)

Virtual empate
Sem um vencedor ou a possibilidade de fazer qualquer projeção sobre o resultado democrata, Hillary e Sanders discursaram antes do encerramento da contagem, nenhum deles declarando sua vitória.

A pré-candidata preferiu enumerar itens pelos quais promete lutar, como o direito a saúde pública para todos e mais direitos para mulheres, gays, imigrantes e trabalhadores, e disse estar ansiosa para debater com seu colega Bernie Sanders e discutir com ele o melhor para o Partido Democrata e o país. "Juntem-se a mim, vamos ganhar essa nomeação", concluiu.

Bernie Sanders cumprimenta seus eleitores após o caucus democrata de Iowa, na noite de segunda (1º) (Foto: Reuters/Rick Wilking)

Sanders apontou em sua fala o virtual empate, considerado para analistas políticos uma vitória para sua campanha. Ele afirmou que as pessoas de Iowa mandaram uma mensagem profunda aos poderes econômico e político e à mídia. Citando a distribuição desigual da renda nos EUA, ele agradeceu seus pequenos doadores e disse que não quer o dinheiro dos milionários.

Rubio e Trump


Ao lado da mulher e dos filhos, Marco Rubio discursa após a divulgação do resultado do caucus republicano em Iowa, na segunda (1º) 
Rubio foi o primeiro a discursar após a divulgação do resultado dos republicanos. Ele cumprimentou Cruz pela vitória, criticou os pré-candidatos democratas e afirmou ter certeza de que será o indicado para concorrer à presidência. "Por muitos meses disseram que este momento nunca chegaria, e agora estamos aqui", disse, no início de seu discurso.

Donald Trump faz um gesto positivo para seus eleitores após a divulgação do resultado do caucus republicano em Iowa, na noite de segunda (1º) (Foto: Reuters/Jim Bourg)

Na sequência, Trump se disse "honrado" por terminar em segundo e disse que irá continuar lutando para conseguir a indicação. O empresário, visivelmente abalado, também declarou seu amor por Iowa e afirmou que sua campanha continua firme a partir de terça em New Hampshire.

Antes do início da votação, Donald Trump aparecia como favorito nas pesquisas, com 27%, contra 22% de Ted Cruz e 21% de Marco Rubio. Entre os democratas, Hillary Clintonx e Bernie Sanders surgiam com 50% e 44%.

Desistências
O republicano Mike Huckabee e o democrata Martin O'Malley anunciaram a retirada de suas candidaturas após o caucus em Iowa.

O ex-governador do Arkansas Mike Huckabee, que venceu o caucus de Iowa em 2008, teve desta vez 1,8% dos votos e anunciou pelo Twitter que estava desistindo de tentar a nomeação. Em uma mensagem na qual agradeceu seus apoiadores, disse apenas que estava "oficialmente suspendendo a campanha".

Martin O'Malley cumprimenta eleitores em seu comitê em Des Moines, Iowa, na segunda (1º) 

Já O'Malley encerrou sua participação no caucus com 0,6% dos votos dos democratas. Ex-governador de Maryland, ele sempre manteve um dígito nas pesquisas e tinha a campanha com menos doadores e fundos em seu partido.

Prévias
A próxima etapa das prévias acontece no dia 9, com primárias em New Hampshire. Até o dia 14 de junho (veja o calendário completo), eleitores de todo o país irão indicar delegados para representá-los nas convenções de cada partido.

O estado que irá indicar o maior número de delegados de ambos os partidos, a Califórnia, será um dos últimos a realizar suas primárias, marcadas para 7 de junho.

Tanto primárias quanto caucuses têm duas modalidades diferentes: fechada, na qual votam apenas os eleitores registrados em cada partido, e aberta, em que qualquer eleitor pode votar no pré-candidato que escolher de um dos partidos (mas não nos dois). Alguns estados, como Ohio, Califórnia e Nova Jersey, adotam um sistema misto.

Os dois partidos definem em julho quem serão seus candidatos oficiais. A convenção do Partido Republicano acontece antes, entre os dias 18 e 21 de julho, em Cleveland, Ohio. Já o Partido Democrata aponta seu candidato oficial ao final de uma convenção realizada entre 25 e 28 de julho, na Filadélfia, Pensilvânia.

Eleições EUA prévias caucus primárias infográfico (Foto: Editoria de Arte/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui