sábado, 30 de janeiro de 2016

Após morte de policial, nove são assassinados na Região de Londrina

Polícia diz que investiga o caso e não fala sobre ligação entre as mortes. Hospitais da cidade atenderam a pelo menos 16 baleados na madrugada.

Nove pessoas foram assassinadas na Região de Londrina, norte do Paraná, após a morte de um policial militar, segundo o Instituto Médico-Legal (IML). O policial, de 33 anos, foi baleado na Zona Norte da cidade por volta das 20h de sexta-feira (29) e não resistiu. Os outros nove assassinatos foram registrados após esse horário, mas a polícia não fala sobre ligação entre as mortes.

Além dos mortos, os hospitais e unidades de saúde da cidade registraram ainda a entrada de pelo menos 16 pessoas baleadas após a morte do policial. Destes, pelo menos dois estão em estado grave.

As circunstâncias das mortes não foram divulgadas pela polícia, que informou que apenas a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) se pronunciaria sobre os incidentes. Em nota divulgada no fim da manhã, a Sesp emitiu uma nota informando que equipes do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) foram deslocadas para reforçar a investigação emLondrina. Leia na íntegra:

"O secretário da Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná determinou empenho máximo e rigor das equipes policiais civis e militares na apuração dos casos ocorridos em Londrina e região nesta madrugada.

Para reforçar o efetivo de investigação, equipes do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) já foram deslocadas para a cidade.

A Polícia Civil está trabalhando intensamente nas investigações para dar uma resposta à população.

Investigadores da 10a. Subdivisão Policial de Londrina estão nas ruas desde as primeiras horas, levantando todas as informações, bem como imagens de câmeras de segurança que possam auxiliar nos trabalhos".

Além dos dez assassinatos, outras duas pessoas morrerram na madrugada em um acidente de carro e foram encaminhadas ao IML de Londrina.

Outros casos
Desde domingo, uma série de ataques a policiais vem sendo registrada no estado. Em Londrina, na segunda-feira (25), um soldado foi internado após ser baleado em frente a uma farmácia. No mesmo dia, um policial militarficou ferido após ser atingido por disparos de arma de fogo em Pato Bragado, na região oeste. Conforme a PM, o agente recebeu quatro tiros ao se aproximar de um veículo suspeito.

No dia 19 de janeiro, dois policiais militares foram mortos em Curitiba e em Colombo, na Região Metropolitana da capital. Os crimes aconteceram com apenas cinco minutos de diferença. Nenhum dos policiais estava em serviço.

Trechos de áudios divulgados pela Associação de Praças de Estado do Paraná (Apra) indicam que policiais militares afirmam que a Central de Operações Policiais Militares (Copom) emitiu um alerta sobre uma ação de criminosos, que teria como alvo policiais.

"Nós sabemos sim que existe alguma coisa muito errada acontecendo e queremos que as autoridades tomem sim providências porque o policial militar também tem que ser protegido pelo estado, porque para ele dar segurança ele tem que ter segurança", afirmou à época o presidente da Apra, Fontana Neto.

A Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná informou que os homicídios estão sendo apurados por unidades especializadas. Informou também que não há indicativo de atuação do crime organizado nas ocorrências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui