quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Jaques Wagner cobra tratamento mais respeitoso a Lula,

O ministro da Casa Civil, Jaques Wagner, disse na noite desta quarta-feira, ao comentar a 22ª fase da Operação Lava-Jato, que mira na investigação de ocultação de patrimônio adquirido com recursos desviados da Petrobras, batizada de Triplo X, que há uma “obsessão” em criminalizar o ex-presidente Lula. Wagner disse que é preciso esperar o fim das investigações “antes de colocar carimbos” em quem quer que seja. E disse que Lula prestou inestimável serviços a sociedade, tem um carisma enorme e por isso virou “objeto de desejo” dos que querem vê-lo investigado, mas que por tudo que fez em benefício do País, é preciso que tenha um tratamento mais respeitoso.

A fase Triplo X investiga a participação de laranjas como proprietários de apartamentos no Edifício Solaris, em Guarujá, onde familiares de Lula teriam uma opção de compra de um triplex reformado e, hoje, em nome da empreiteira OAS, investigada na Lava-Jato.

— Ele já disse que não é dele o apartamento, que ele pretendeu e depois desistiu de comprar. Eu acho só que as pessoas têm que aguardar um pouquinho as investigações antes de colocar os carimbos. Porque, depois que coloca o carimbo, fica mais difícil. Isso vale pra todo mundo, para o pessoal que é do meu lado, para a oposição. Então, ele é uma figura, evidentemente, que tem uma liderança bastante sólida no país, é uma referência, um nome superconhecido, oito anos presidente da República. Então, virou objeto de desejo — disse Wagner.

O ministro da Casa Civil disse que vai manter seu ponto de vista, de que toda investigação que aponta um desvio de dinheiro público, atos de corrupção, são bem vindas. Mas que é preciso também pensar nos destinos do país, além da Lava-Jato .

— Eu só digo e repito que o Brasil não vive disso. Isso é bem vindo, mas nós precisamos cuidar da geração de riqueza, de emprego e renda. Eu acho que há uma certa obsessão que acaba se difundindo como se toda operação tivesse o objetivo, e a gente tem testemunhos de pessoas, inquéritos, depoimentos em que sempre se busca a tentativa de contaminar o presidente Lula. Eu, pessoalmente, acho que este é um desserviço. Ele é uma liderança importante. Deu uma contribuição independente da convicção de cada um que considero inestimável à sociedade brasileira e ao brasil e eu acho que sinceramente deveria ter um tratamento mais respeitoso — defendeu o ministro.

CARDOZO: “ESPECULAÇÕES INDEVIDAS”

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, classificou nesta quarta-feira de “especulações indevidas” as análises de que a fase Triplo X da Operação Lava-Jato mira o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele ressaltou que o juiz Sérgio Moro, responsável pelas investigações em Curitiba, já afirmou que não há qualquer procedimento em relação ao ex-presidente.

— Até onde sei, essa investigação está sob sigilo. Apenas posso dizer de situações que são públicas. Recentemente, o juiz Sérgio Moro disse que o ex-presidente Lula não é investigado e eu não recebi nenhuma informação de qualquer ato investigativo em relação à essa pessoa do juiz Sérgio Moro. Isso está claro pelo Judiciário. O ex-presidente não está sendo investigado e nem me parece que tenha sido determinada qualquer medida na investigação de hoje. Quaisquer outras situações são especulações indevidas — afirmou Cardozo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui