terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Juliana Paes em entrevista exclusiva: "Detesto ciúme, mas o Dudu é bonitão"

Juliana Paes (Foto: André Nicolau/Ed. Globo)
Sucesso como protagonista em 'Totalmente Demais', a atriz revela que renova sua energia em família e no mar; e fala sobre sensualidade, ciúme, relacionamento e maternidade.

"Olha lá a Ritinha de Laços de Família”, diziam, 15 anos atrás, quando ela passava nas ruas. A ingênua mas sensual empregada doméstica que encantava o patrão vivido por Alexandre Borges não sairá mais da cabeça dos fãs e marcará para sempre o início da carreira profissional de Juliana Paes. Mas aquela atriz esforçada e ainda em evolução – está sentado? – não existe mais.

Poucos privilegiados tiveram acesso a uma das principais provas dessa verdade. A atuação arrebatadora de Juliana no longa A Despedida, que estreia em junho de 2016, mas já deu a ela o Kikito de melhor atriz do Festival de Gramado de 2014, muda a niteroiense de patamar. Ao lado de Nelson Xavier, também premiado, Juliana faz a plateia acreditar que é possível uma mulher de 35 anos se apaixonar por um homem solitário de 90 que sente estar no final de sua vida. Uma estrela nasceu com Ritinha. Uma atriz comparável às melhores chegará às telas em breve – e um trailer com uma pequena mas vigorosa amostra de sua performance no longa pode ser visto aqui e na versão digital de QUEM.

Nesta reportagem, realizada em um resort na Praia do Forte, na Bahia, onde esteve para lançar seu perfume Precious, Juliana não fugiu a nenhuma pergunta. A atriz, que vive na TV a editora de moda Carolina Castilho em Totalmente Demais, falou sobre seu sucesso, claro, e também sobre a relação com a família: o marido, o empresário Carlos Eduardo Baptista, o Dudu, e os dois filhos do casal, Antonio, de 2 anos, e Pedro, de 5. 

TETAS DE AMAMENTAÇÃO
“O Antonio tinha apenas 5 meses, eu estava bem fora de forma, quando o Marcelo Galvão (diretor) me convidou para fazer A Despedida. Fiquei empolgada porque me emociono muito com a temática da solidão. Mas como havia cenas de nudez já avisei logo: ‘Tô com tetas de amamentação!’. Ele não ligou para isso e acreditou em mim.”

Juliana Paes (Foto: André Nicolau/Ed. Globo)

EVOLUÇÃO COMO ATRIZ 
“Eu me jogo, sempre acabo me arriscando, e talvez isso tenha me ajudado. Com a Maya de Caminho das Índias (2009), pensei: ‘Nossa, que pepino veio cair na minha mão!’. As mulheres indianas estão longe da nossa realidade. Foi um desespero, eu não conseguia dormir. Mas a verdade é que sou mais feliz com o resultado quando o papel é desafiador.”

SUOR
“Para alguns diretores, bom ator é o decorado, ensaiado. Mas minhas melhores experiências foram quando eu tive mais liberdade. O Luiz Fernando Carvalho, por exemplo, em Meu Pedacinho de Chão (2014), queria que a gente criasse e um dia me fez uma proposta: ‘Fique estática agora. Pense que você só tem um lugar onde sua energia possa aparecer, apenas uma válvula de escape, o que vai ser?’. Eu fiquei suando, suando, e as únicas coisas que se moveram foram meus dedos. Foi assim que criei os dedinhos nervosos da Maria Catarina, marca registrada da personagem.”

JUSTICEIRA
“Com o Daniel Filho (diretor) tenho uma história engraçada e positiva também. Ele me chamou para fazer o episódio A Justiceira de Olinda, da série As Brasileiras (2012): ‘Você vai capar o personagem do Marcos Palmeira...’. E eu: ‘Você tá maluco, acabei de ter filho, não tô nessa vibe!’. Aí ele me chamou para conversar, colocou a diretora Cris D’Amato e me convenceu. Ficou ótimo, histriônico, só me deu frutos positivos. Mas na hora eu disse: ‘No momento de cortar o pinto desse homem vocês vão ter de fazer um truque qualquer (risos)’.” 

“DESEGOCENTRIZAÇÃO”

“Estou sempre questionando a fama. É como se eu fizesse um exercício de ‘desegocentrização’. Sou a única pessoa que não pode acreditar nisso tudo. Imagine que criatura insuportável eu me tornaria! Caramba, ganhei o prêmio, mas e daí? Costumo me dar umas
puxadinhas de tapete. Às vezes, até acho que fiz uma cena do caralho, mas sou incapaz de fazer esse comentário com alguém...”

SENSUALIDADE
“Tem a ver com a atitude de estar confortável na própria pele. Acho que tenho isso. Sensuais são pessoas que olham no olho, não têm medo do toque, dos defeitos, de se relacionar, de abrir uma conversa – independentemente
do corpo.”

RELACIONAMENTO 
“Estou há 11 anos com o Dudu. Sensualidade tem a ver com mistério, surpresa. Como é que se mantém então o erotismo e a sedução? Já tive momentos de pensar que estava trabalhando muito e dando pouca atenção a ele. Gerou uma certa insegurança, mas foi-se esse tempo. Hoje canalizo de forma positiva. Já fica dito que no meio da semana pouca coisa vai acontecer, mas o final de semana é nosso. Coloco uma roupa melhor, saímos para jantar. Faz parte do jogo sensual. Lembra namoro, o esperar pela festa...”
Juliana Paes (Foto: André Nicolau/Ed. Globo)


CIÚMES
“Detesto ciúme, acho um saco. E nunca gostei de ciumentos. Agora, o Dudu é bonitão, né? E quando chego a um evento só vejo os flashes. Eu o perco, não sei para onde está olhando, não sei quem está olhando para ele. E ainda tem o detalhe de que é marido da Juliana Paes, né? Dizem que instiga (risos)!”

DIREITO A FLERTE
“Flerte é saudável, ver as pessoas, saber que estão achando você bonita. O casal que vive uma vida abafada, achando que isso não está acontecendo, está fadado à crise. Eu quero mais é que o Dudu saia, vá ver gente. E eu brinco: ‘Vou sair para paquerar com minhas amigas’. E ele: ‘Que é isso!?’ (risos). Não significa que eu vá fazer algo. Mas a gente volta mais interessante, mais bonita para a pessoa que escolheu. É difícil falar essas coisas porque posso ser mal-interpretada. Para ser entendida de maneira chula é fácil. E não tem nada disso. É papo de gente grande, de adulto.”

FILHOS
“Sabe por que não quero mais ter filhos? Do jeito que eu gosto de viver a maternidade não há mais espaço para outra criança. Pode ser que daqui a alguns meses eu mude de ideia, mas agora estou convicta de que não. Queria apenas que tivessem irmão (ela olha para Pedro e Antonio, que estão brincando juntos na banheira de sua suíte).”

FAMÍLIA
“Lá em casa não tem cerimônia. Meu pai pega o carro, sai de Niterói, vai no meio da semana ficar com meus filhos. Quando chega, se estou tomando banho, entra no banheiro. Não faço sala para pai e mãe. Chegam na hora que querem, dormem. O Dudu é tranquilo com isso. Tem que ser porque vem com o pacote geral (risos)!
Juliana Paes (Foto: André Nicolau/Ed. Globo)


CLOSET LOTADO
“Eu calculo assim: estou sem usar há mais de seis meses? Então dou. Faço bazares, vendo as coisas e dou 100% do dinheiro para instituições da minha cidade, Niterói. Tenho muita coisa porque ganho, mas gasto pouco.”

TRUQUE DE BELEZA
“O principal é o gelo no rosto. Hoje não fiz, deveria ter feito, olha aqui (mostra os olhos). Quando durmo um pouco a mais fica inchadinho assim, com essa bolsinha. Se estou mais resfriada também. Mas minha pele é boa, herança da minha mãe.” 

CORPÃO DE CAROLINA
“Juro que não faço malhação específica para o bumbum (risos). Treino para manter o corpo forte, esguio e que combine com a Carolina Castilho. Frequento o estúdio EquipeLund. E malho com a minha personal, a Val Santos. Faço muay thai, TRX (tiras de náilon com manoplas, para movimentos em suspensão) e crossfit.”

ARDILOSA

“Carolina é minha primeira antagonista. Mas ela não é uma vilã. Normalmente os vilões atacam as pessoas. Ela, a princípio, não quer o mal de ninguém, só o bem dela mesma. É uma mulher real, às vezes um pouco ardilosa.”

FIGURINO REQUISITADO
“Com certeza a gente se inspirou na Kim Kardashian (socialite norte-americana). Gosto da cintura marcada. Eu tenho isso como marca, ela é bem fininha. E acaba que o bumbum fica evidenciado pelas saias lápis, das quais gosto muito também. Isso é mérito da Rosane Gonçalves e do Pedro Sales, que desenvolveram o figurino da Carolina.”

LABORATÓRIO FASHION
“Fiz laboratório na Vogue. Fiquei bem impressionada. Eu não sei se eu trabalharia nesse mundo enlouquecido e insano, não. O pessoal vira a noite para fechar as edições! Mas acabei ficando mais fã de moda.”

RELAÇÃO COM O MAR
“Se não der para mergulhar no mar, gosto de pelo menos molhar os pezinhos, as mãos. Sou devota e filha de Iemanjá. Todos os meus problemas e angústias se resolvem com um bom mergulho. Ando em conversas com a Globo para ter um 2016 mais folgado. Preciso desse momento para escolher outros projetos, novos papéis. Me sinto cada vez mais segura como atriz. Minha emoção está amadurecida, quero e vou mostrar isso."

Juliana Paes (Foto: André Nicolau/Ed. Globo)
Juliana Paes (Foto: André Nicolau/Ed. Globo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui