segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Defesa para Cam Newton, e Denver Broncos é tricampeão do Super Bowl


Linebacker Von Miller dá show, força dois fumbles do MVP e lidera vitória por 24 a 10. Peyton Manning tem atuação mediana, mas conquista segundo título na carreira.
Peyton Manning não fez muita coisa, mas conquistou seu segundo Super Bowl na carreira neste domingo, graças a uma atuação dominante da defesa do Denver Broncos. A equipe, a melhor em jardas cedidas na NFL em 2015-16, frustrou o jogador mais valioso (MVP) da temporada, Cam Newton, e venceu o Carolina Panthers por 24 a 10 no Levi's Stadium, em Santa Clara (EUA), na 50ª edição do Super Bowl, grande final da liga profissional de futebol americano dos EUA. É o terceiro título dos Broncos na NFL.

Recordista em inúmeras estatísticas e considerado por muitos o melhor quarterback de todos os tempos, Peyton Manning sempre foi criticado por ter conquistado apenas um título em três participações no Super Bowl. Aos 39 anos e 320 dias de vida, o camisa 18 foi o quarterback mais velho a entrar em campo na grande final, e a idade esteve aparente numa performance mediana, com apenas 141 jardas conquistadas em passes, além de uma interceptação e um fumble sofridos. Dominado pela defesa do Seattle Seahawks em sua última final, desta vez Manning foi salvo pela defesa de seu time, que limitou a equipe que mais pontuou na temporada a apenas 10 pontos. Autor de 2,5 sacks, seis tackles e dois fumbles que levaram aos dois touchdowns do Denver, o linebacker Von Miller foi eleito MVP da partida e infernizou a vida de Newton, que acertou apenas 18 de 41 passes, sofreu uma interceptação e dois fumbles.
 
 
Melhor jogador em campo, Von Miller vai atrás da bola após forçar o segundo fumble de Cam Newton.
- Sou muito grato por ser parte deste time, fomos duros e resilientes. Nossa defesa foi incrível o ano inteiro e ainda bem que não preciso enfrentá-los! - declarou Manning logo após o jogo. O veterano "escondeu o jogo" sobre uma potencial aposentadoria.
- Eu recebi um bom conselho do Tony Dungee (ex-treinador de Manning no Indianapolis Colts). Ele disse para não tomar uma decisão emocional. Foi uma noite muito emotiva, vou beijar minha esposa e meus filhos, e vou beber muita cerveja hoje! - disse o quarterback.Lady Gaga cantou o hino nacional americano.
A festa no Levi's Stadium foi à altura do grande evento que é o Super Bowl. Todos os MVPs das 49 edições anteriores foram homenageados antes do início da partida, a maioria deles presente no estádio. Ainda em atividade e arquirrival dos Broncos, Tom Brady, quarterback do New England Patriots, foi vaiado pela torcida. A cantora Lady Gaga, por sua vez, recebeu a reação diretamente oposta ao cantar uma versão arrebatadora do hino nacional dos EUA, num visual mais comportado, com um blazer e sombra vermelhos e unhas azuis. Astro do time de basquete local Golden State Warriors, o armador Stephen Curry embalou a entrada no campo do Carolina Panthers, seu time do coração, fazendo o tradicional ritual da equipe de bater um tamborzão para convocar os jogadores ao gramado. No intervalo do jogo, a banda Coldplay fez parceria com os cantores Bruno Mars e Beyoncé - a diva pop usou um modelito inspirado em Michael Jackson, astro de um dos shows de intervalo mais famosos da história do Super Bowl. O show terminou com um colorido mosaico que tomou as arquibancadas, com a mensagem "Acredite no amor".início desastroso dos Panthers.
  
Cam Newton (de costas) é derrubado por Von Miller (58) e solta a bola, levando ao primeiro touchdown do jogo
Os primeiros pontos do jogo vieram logo na primeira campanha ofensiva. Jogando em seu quarto Super Bowl, Peyton Manning comandou os Broncos ao campo adversário, com 64 jardas conquistadas em passes precisos e três corridas. A campanha, porém, parou a 16 jardas da endzone, e o kicker Brandon McManus abriu 3 a 0 para Denver com um field goal de 34 jardas. O início dos Panthers, por sua vez, foi desastroso: a primeira posse de bola durou apenas três jogadas antes do punt. Na segunda, o treinador Ron Rivera desperdiçou um tempo ao desafiar uma marcação clara de passe incompleto, e Cam Newton foi sacado por Von Miller próximo à endzone em seguida. O quarterback sofreu o fumble, o defensive end Malik Jackson recuperou a bola para os Broncos e marcou o primeiro touchdown do jogo. O primeiro quarto só não foi pior para os Panthers porque o segundo sack sofrido por Newton, que levaria a um punt, foi anulado por uma penalidade de postura antidesportiva contra Aqib Talib, cornerback dos Broncos. Carolina acabou devolvendo a posse de bola, e o linebacker Luke Kuechly devolveu um dos sacks ao derrubar Manning em seu próprio campo.

No segundo quarto, Cam Newton deu sinais de vida. Ele usou as pernas para conquistar uma primeira descida e cruzar o meio do campo logo no início, e novamente para recuperar um atraso de cinco jardas causado por um "false start". As corridas levantaram a moral do MVP, que acertou passes em sequência para Greg Olsen e Corey Brown para deixar Carolina na boca da endzone. Logo depois, o running back Jonathan Stewart saltou sobre a linha de scrimmage para fazer o primeiro touchdown dos Panthers, e o ponto extra convertido por Graham Gano diminuiu a diferença para 10 a 7.
Jonathan Stewart salta sobre a linha defensiva para marcar um touchdown para Carolina

Denver precisava responder após três posses de bola seguidas encerradas em punts, e recebeu uma injeção de ânimo com o retorno de punt de 61 jardas do wide receiver Jordan Norwood, um recorde em Super Bowls, que colocou a equipe a 14 jardas da endzone. A defesa de Carolina, contudo, impediu que os Broncos conquistassem uma primeira descida, e McManus acertou seu segundo field goal no jogo, desta vez de 33 jardas, para abrir 13 a 7. O placar permaneceu o mesmo até o final do período, apesar de bolas desperdiçadas de ambos os lados, incluindo uma interceptação lançada por Manning, que se tornou apenas o segundo quarterback a ser interceptado em quatro Super Bowls - o outro foi John Elway, ídolo de Denver. O primeiro tempo terminou com um sack do linebacker DeMarcus Ware em Cam Newton, quando os Panthers buscavam posição para chutar um field goal.
Defesa de Denver garante vitória

 
 
Kony Ealy intercepta passe de Peyton Manning.
Carolina teve a primeira posse de bola do segundo tempo, e avançou ao campo adversário com dois passes de Newton para Ted Ginn Jr. Porém, após um sack e dois passes frustrados, o kicker Graham Gano entrou em campo para tentar um field goal de 44 jardas. O chute bateu na trave e não entrou. Denver recuperou a bola em sua linha de 34 jardas, e Manning aproveitou para liderar a equipe até a linha de 12 jardas do campo adversário, incluindo dois bons passes para Emmanuel Sanders pelo meio. McManus converteu seu terceiro field goal no jogo, a 30 jardas do gol, e a vantagem dos Broncos foi a nove pontos.
Os Panthers esboçaram iniciar uma reação com um passe de 42 jardas de Newton para Corey Brown. O MVP, entretanto, arruinou o bom momento ao jogar um passe nos braços do defensor TJ Ward, que ainda soltou a bola, mas foi mantida pelos Broncos graças a Danny Trevathan. Ainda no terceiro quarto, Carolina teve outra posse frustrada graças a mais um sack em Newton, dividido por Von Miller e Derek Wolfe.

A defesa dos Panthers, novamente, aliviou a pele do MVP no início do último quarto, ao forçar um fumble de Manning, graças ao terceiro sack de Kony Ealy, igualando o recorde de Reggie White e Darnell Dockett para sacks num Super Bowl. Newton liderou outra campanha à linha de 16 jardas do adversário, mas, após uma penalidade e um passe incompleto, Carolina teve de se contentar com um field goal de 39 jardas convertido por Gano, cortando a desvantagem a 16 a 10.
Peyton Manning cumprimenta Cam Newton ao final do jogo.

A defesa dos Panthers forçou dois punts seguidos dos Broncos para manter a equipe no jogo, mas os defensores de Denver responderam à altura. A 4m16s do fim, Von Miller forçou seu segundo fumble do jogo ao acertar Newton, e TJ Ward recuperou a bola a quatro jardas da endzone. Desta vez, o ataque dos Broncos correspondeu, e enfim furou o bloqueio adversário com uma corrida de CJ Anderson até a endzone. Com o touchdown, a vantagem foi a 12 pontos, e o campeão da AFC decidiu tentar uma conversão de dois pontos para deixar sua margem em 14. Manning acertou o passe curto para Bennie Fowler, e Denver ampliou a 24 a 10. A defesa não tirou o pé do acelerador, e manteve a pressão para impedir que Carolina reagisse nos dois minutos finais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui