quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Moscou reage a críticas de Merkel sobre conflito sírio

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou nesta terça-feira (09/02) que a chanceler federal alemã, Angela Merkel, deve ter cautela ao comentar a crise síria.
"Novamente pedimos que todos sejam cuidadosos e responsáveis em suas escolhas de palavras, dada a delicada situação na Síria", afirmou Peskov, ao ressaltar que não há evidências de mortes de civis em consequência dos ataques aéreos russos.

Durante encontro com o primeiro-ministro turco, Ahmet Davutoglu, em Ancara, na segunda-feira, Merkel disse que todos estão "horrorizados" com o sofrimento vivido pela população síria. A chanceler ressaltou que a Rússia é signitária de uma resolução do Conselho de Segurança da ONU que prevê a interrupção imediata de ataques contra civis.
Já Peskov argumentou que, no passado, ninguém criticou a "barbárie" provocada por grupos terroristas que atacaram as forças do governo sírio. Ele insistiu que o alvo dos caças aéreos russos são os extremistas.

Outras reações

Em Bruxelas, o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, afirmou que os ataques aéreos da Rússia tem piorado o conflito sírio e levado a um aumento no número de refugiados que tentam chegar à Europa.

"Como uma consequência direta da campanha militar russa, o regime assassino de Assad está ganhando espaço, a oposição moderada síria está perdendo terreno e milhares de refugiados estão fugindo em direção à Turquia e Europa", disse nesta terça.

O chefe da Otan, Jens Stoltenberg, criticou a Rússia e anunciou que vai considerar "seriamente" o pedido da Alemanha e da Turquia para que a aliança ajude a conter a crise migratória no Mediterrâneo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui