quarta-feira, 16 de março de 2016

Trump e Hillary dão grande passo em prévias rumo à candidatura nos EU

Hillary Clinton acena para eleitores em West Palm Beach, na Flórida, após vencer as primárias daquele estado, na terça (15) (Foto: Reuters/Carlos Barria)Hillary Clinton acena para eleitores em West Palm Beach, na Flórida, após vencer as primárias daquele estado, na terça (15)



Hillary Clinton vence em quatro estados e Trump, em 3; Kasich tem sua 1ª vitória. Resultado no Missouri segue indefinido; Marco Rubio sai da corrida presidencial. Ambos comemoraram a vitória no Missouri, mas resultado seguia indefinido até as 6h30 desta quarta (16): tanto Hillary quanto Trump estavam 0,2 ponto percentual à frente de seus principais concorrentes (Bernie Sanders perdia por 49,6% a 49,4% e Ted Cruz por 40,8% a 40,6%). 

Trump conquistou a maioria dos eleitores da Flórida, de Illinois e da Carolina do Norte e perdeu apenas em Ohio para o governador do estado e concorrente pré-candidato John Kasich. A vitória de Trump na Flórida levou o senador pelo estado, Marco Rubio, a suspender sua campanha.
O bilionário discursou em Palm Beach, na Flórida, para agradecer pelos votos. Ele disse que está trazendo novos eleitores para o partido e os elogiou. Segundo ele, algo está acontecendo no Partido Republicano, que está sendo noticiado por todo o mundo.
Trump também parabenizou Marco Rubio pela difícil campanha que promoveu até esta terça.
Já entre os democratas, Hillary venceu na Flórida, em Illinois, na Carolina do Norte e em Ohio.
Bernie Sanders não conseguiu confirmar sua vitória no Missouri, onde liderava nas pesquisas, até o momento.
Nosso próximo presidente deve estar preparado para três grandes tarefas: fazer diferença positivas nas vidas das pessoas, nos manter seguros e trazer o país junto novamente, disse Hillary, em discurso em Palm Beach, na Flórida, para comemorar suas vitórias.

A pré-candidata defendeu os direitos dos gays, salários iguais a homens e mulheres e a criação de novos empregos. Também se referiu ao projeto de Trump de criar um muro anti-imigrantes na fronteira com o México: Devemos quebrar barreiras e não criar muros.

Delegados
Flórida e Ohio têm uma regra diferente para a atribuição de delegados entre os republicanos. Nestes 02 estados, o candidato vencedor leva todos os delegados que estavam em jogo. O sistema é chamado de "the winner takes it all", ou "o vencedor leva tudo".

Com isso, de cara Trump garantiu os 99 delegados da Flórida e John Kasich os 66 de Ohio. Nos outros estados os delegados são distribuídos proporcionalmente. Até às 23h30 desta terça, Trump acumulava 619 delegados, Ted Cruz 394 e John Kasich 136. Os 167 de Rubio devem agora migrar para outros candidatos. Mas o balanço final só será conhecido quando todos os votos estiverem apurados. Um republicano precisa ter pelo menos 1.237 votos para ser indicado por seu partido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui