segunda-feira, 4 de abril de 2016

Kirchnerismo enfrenta inferno astral na Justiça


Ricardo Jaime, ex-secretário de Transportes do governo Kirchner, é preso pela Polícia Federal: ele era investigado por corrupção e compra superfaturada de trens obsoletos
Foto: Diego Lima / La Nación/2-4-2016

Ricardo Jaime, ex-secretário de Transportes do governo Kirchner, é preso pela Polícia Federal: ele era investigado por corrupção e compra superfaturada de trens obsoletos. Citado na Lava-Jato, Ricardo Jaime é o 1º ex-membro do governo de Cristina a ser preso. 

O kirchnerismo, que deixou o poder na Argentina há pouco menos de quatro meses,vive um verdadeiro inferno astral. No mesmo mês em que a ex-presidente Cristina Kirchner deverá comparecer aos tribunais para prestar depoimento num processo sobre irregularidades no Banco Central, o ex-secretário de Transportes, o polêmico Ricardo Jaime, se tornou o primeiro kirchnerista a ser preso por ordem de um juiz que investiga a compra de trens em mau estado e pagamento de propina por parte de empresas de Espanha e Portugal. Jaime é o mesmo ex-funcionário argentino que aparece em documentos da Operação Lava-Jato, como suspeito de ter recebido dinheiro da Odebrecht, através de um testa de ferro.

O ex-secretário se apresentou nos tribunais da província de Córdoba no último sábado, após o juiz Julián Ercolini, encarregado do caso das aquisições de material ferroviário obsoleto por um total de € 222 milhões — os sobrepreços foram estimados em 177% —, ter ordenado sua detenção. Jaime, agora preso em Buenos Aires, já havia sido processado por corrupção e, também, por responsabilidade por um acidente ferroviário que matou 52 pessoas em fevereiro de 2012.

— Hoje a sociedade argentina está demandando Justiça e a recuperação dos ativos que foram saqueados — disse ao GLOBO a ex-ministra da Saúde do governo Cristina Kirchner e atual vereadora portenha, Graciela Ocaña.

PROPINA PARA OBRA NÃO REALIZADA

A vereadora foi quem apresentou um pedido de investigação à Justiça local, baseado em informações recolhidas pela Polícia Federal brasileira sobre supostas negociações entre Jaime e a Odebrecht, através de um testa de ferro identificado como Manuel Vázquez. A prisão de Vázquez, encontrado escondido dentro de um armário em sua casa na região de Acassuso, na Grande Buenos Aires, também foi solicitada no fim de semana por Ercolini.

No documento entregue por Graciela, a vereadora informa sobre comunicações entre Vázquez e Mauricio Couri Ribeiro, da Odebrecht. A empresa teria pago propina a Jaime, através de Vázquez, para participar de uma obra na linha ferroviária Sarmiento, anunciada por Cristina, mas que nunca saiu do papel.

— O relatório da PF do Brasil fala sobre o pagamento de US$ 80 mil. Estimamos que foi um adiantamento de um negócio que seria muito maior — assegurou a vereadora.

Em março, o promotor nacional de investigações administrativas, Sergio Rodríguez, cuja missão é detectar irregularidades na função pública, viajou ao Brasil para uma entrevista com investigadores da Lava-Jato.

A sensação na Argentina é que, com o kirchnerismo fora do poder e cada vez mais enfraquecido — sua bancada sequer vota unida no Parlamento —, a Justiça começará a avançar em processos contra ex-funcionários e contra a própria ex-família presidencial. Entre 2003 e 2015, período em que Néstor e Cristina governaram o país, somente na capital foram apresentadas 2.160 denúncias de corrupção envolvendo funcionários de ambos os governos. A ex-presidente lidera a lista, com 419 denúncias.

Seu marido e antecessor, falecido em outubro de 2010, vítima de um ataque cardíaco, também está entre os mais acusados, com 193 denúncias. Já o ex-vice-presidente Amado Boudou, processado por corrupção, teve 117. A relação de ex-funcionários kirchneristas investigados por suposta corrupção inclui, entre outros, os ex-ministros Julio de Vido (Planejamento), Nilda Garré (Defesa), Felisa Miceli (Economia), o ex-diretor da Afip (Receita Federal local) e atual presidente da Auditoria Geral da Nação Ricardo Echegaray, e o ex-vice presidente e ex-governador da província de Buenos Aires, Daniel Scioli.

— Jaime e Boudou são símbolos da corrupção kirchnerista. No caso de Boudou, ao contrário de Jaime, existe a suspeita de que os negócios na mira da Justiça eram, no fundo, orquestrados pelo próprio Néstor Kirchner — apontou o jornalista Hernán Cappiello, do “La Nación”.

O ex-vice de Cristina em breve deverá enfrentar um julgamento pela suposta aquisição da companhia Ciccone, onde são impressas as células do peso argentino.

No próximo dia 13, Cristina, que está praticamente desaparecida desde que abandonou a Casa Rosada, deverá comparecer aos tribunais para prestar depoimento num processo sobre irregularidades no BC. Mas o caso que mais preocupa a ex-chefe de Estado é o da Hotesur, a sociedade que foi presidida por seu filho, Máximo Kirchner, e administra os hotéis de luxo da família na Patagônia. A Justiça investiga supostas operações de lavagem de dinheiro envolvendo a Hotesur e o empresário Lázaro Báez, sócio e amigo dos Kirchner.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui