quarta-feira, 18 de maio de 2016

Motoristas de ônibus de SP fecham terminais e fazem paralisação

Motoristas cruzaram os braços para evitar a saída de ônibus no Terminal Dom Pedro (Foto: Tatiana Santiago/G1)Motoristas cruzaram os braços para evitar a saída de ônibus no Terminal Dom Pedro
Protesto começou às 10h e deve durar até o meio-dia desta quarta-feira.

Categoria quer reajuste de 5% mais os 10% de reposição da inflação. Motoristas e cobradores de ônibus de São Paulo iniciaram às 10h desta quarta-feira (18) uma paralisação em terminais urbanos. A previsão é que a paralisação vá até o meio-dia. A categoria rejeitou em assembleia a proposta feita pelo sindicato das empresas, de 2,31% de reajuste salarial. Ao todo são 29 terminais em São Paulo. No Terminal Parque Dom Pedro, no Centro, os motoristas colocaram ônibus para fechar a saída de outros veículos. Os passageiros chegam e desembarcam, mas não conseguem embarcar em ônibus que saem do terminal.

No Terminal Bandeira, ônibus com passageiros acabaram bloqueados na saída do terminal por veículos posicionados para bloquear a passagem. Neste terminal operam 22 linhas e atendem 120 mil passageiros por dia, segundo a SPTrans.

Nos terminais Sacoman e João Dias, os ônibus também pararam de sair às 10h. Alguns passageiros que não sabiam da paralisação foram surpreendidos com o ato dos motoristas e cobradores.

O sindicato dos motoristas pretende com o ato forçar as empresas a melhorar a proposta. A categoria quer 5% de reajuste mais a inflação corrigida de 10%, além de participação nos lucros de R$ 2 mil e vale-refeição diário de R$ 25. Já o sindicato das empresas ofereceu reajuste de 2,31% nos salários e vale-refeição e quer que a Prefeitura aumente o repasse das tarifas às viações. 

Caso não ocorra avanços, os motoristas devem fazer nova paralisação por duas horas na tarde desta quinta-feira. CPTM faz nova proposta. Já os quatro sindicatos que representam os trabalhadores da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) participaram de audiência no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) nesta terça-feira (17) com representantes da empresa. A CPTM ofereceu reajuste de 10,44%, índice sugerido pelo TRT. A nova proposta será apresentada à categoria em assembleias que acontecerão no dia 23.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui