segunda-feira, 30 de maio de 2016

RJ: Prefeitura anuncia distribuição gratuita de 500 mil ingressos da Paralimpíada

Coletiva 100 dias para a Paralimpíada (Foto: Flávio Dilascio)Coletiva 100 dias para a Paralimpíada teve apresentação de hastag criada para os Jogos.
Entradas para as sessões serão doadas a servidores públicos e alunos da rede municipal do Rio. Outros 47 mil bilhetes das Olimpíadas também serão distribuídos

A Prefeitura do Rio anunciou nesta segunda-feira que distribuirá 500 mil ingressos da Paralimpíada e outros 47 mil bilhetes da Olimpíada. O anúncio foi feito a exatos 100 dias para o início dos Jogos Paralímpicos. As entradas, todas compradas pela Prefeitura num valor de R$ 5 milhões, serão doadas a servidores públicos (137 mil), alunos da rede municipal do Rio com bom desempenho escolar (392 mil) e instituições voltadas para deficientes (18 mil). As regras para a disputa estão no site www.ingressocarioca.rio.

A ideia é que esses cariocas compartilhem com o mundo as experiências olímpicas e paralímpicas - afirmou o secretário de coordenação de governo do Rio, Pedro Paulo Carvalho. - A gente acredita que a cidade olha mais para os Jogos Olímpicos do que para os Paralímpicos, por isso o alto número de ingressos a serem distribuídos para a Paralimpíada - completou o secretário durante encontro com a imprensa no Palácio da Cidade. 

O presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro Andrew Parsons compareceu ao evento e elogiou a iniciativa de distribuição de ingressos, lembrando que o CPB incrementará as ações de marketing nos próximos 100 dias para aumentar as vendas de bilhetes para os Jogos, uma vez que ainda restam muitas entradas para as mais diversas sessões esportivas.

- A distribuição de ingressos para servidores públicos foi uma ideia do prefeito. Ela amadureceu nos últimos meses e eu achei muito produtiva para engajar de vez a população do Rio nos Jogos. Quanto às entradas ainda disponíveis, nós já temos várias campanhas em andamento, e vamos incrementar a comunicação delas nos próximos meses - destacou Parsons.

Durante o encontro com jornalistas, a Prefeitura do Rio apresentou o planejamento da cidade para a Paralimpíada. O secretário municipal de transportes Rafael Picciani revelou que será lançado um aplicativo oficial dos Jogos, o Moovit, que terá como funções calcular tempo de viagens e facilitar o deslocamento de usuários. Picciani divulgou também a ampliação de veículos públicos acessíveis, que passaram de 30 a 92 em toda a cidade graças a um decreto municipal. Teremos também um serviço de shuttle nas proximidades das arenas para facilitar o deslocamento de torcedores, voluntários e jornalistas. A ideia é buscar essas pessoas nas estações de BRT mais próximas. Nós investimos muito em transporte acessível para deixar um grande legado à população - comentou o secretário.

Segundo a Prefeitura, serão instaladas faixas compartilhadas no trânsito a partir de 31 de agosto. As faixas exclusivas, para o deslocamento de delegações e autoridades, serão implementadas a partir de 5 de setembro. Com o intuito de aliviar o tráfego nas principais vias, o transporte de carga nas regiões próximas às instalações olímpicas também será limitado durante os Jogos. 

A Prefeitura divulgou ainda as ações em curso para melhorar a acessibilidade na cidade. Foram requalificadas cerca de 2600 ruas, em 59 bairros, com a inclusão de rampas de acesso e piso tátil. Pontos turísticos como Jardim Botânico, Vista Chinesa, Barra da Tijuca e a Mesa do Imperador também receberam adaptações acessíveis. Os próximos a passarem pelo mesmo processo são: Corcovado, Cinelândia e Pão de Açúcar.

- O investimento foi de R$ 2 bilhões. Fizemos a requalificação em 21% da Zona Norte e 10% da Zona Oeste - resumiu Pedro Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui