segunda-feira, 30 de maio de 2016

Taxa de juros deverá cair com aplicação das medidas, diz Meirelles

Na semana passada, governo anunciou pacote para retomar crescimento.
Ministro também disse que o PIB deve crescer nos próximos trimestres. O ministro da Fazenda Henrique Meirelles disse nesta segunda-feira (30) que as taxas de juros deverão cair como consequência da aplicação das medidas econômicas anunciadas na semana passada. Essas medidas, de acordo com o governo, visam estabilizar a economia, permitindo que o crescimento seja retomado. Hoje, a taxa básica de juros – a Selic – está em14,25% ao ano.
“É correto se esperar que, com a estabilização, [...] a taxa possa ir caindo normalmente. Cai como consequência das medidas, não como medida voluntarista", disse o ministro em evento realizado em São Paulo.

Uma das medidas a que se refere Meirelles é a apresentação da proposta de emenda à constituição que limita o crescimento do gasto público. Para o ministro, com o aumento da previsibilidade, o risco-país diminui, abrindo espaço para a redução dos juros.

Mais uma vez, o ministro da Fazenda reforçou que o governo discute aumento de impostos, “se necessário”, e que uma possível elevação não será descartada no futuro de “maneira nenhuma”. No entanto, como já havia dito anteriormente, se houver alta de impostos, ela será temporária.

Crescimento do PIB
Nesta quarta-feira (1º), serão conhecidos os números do Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre deste ano. Numa avaliação otimista de médio prazo, Meirelles afirmou que a economia deverá crescer nos próximos trimestres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui