quinta-feira, 23 de junho de 2016

Comentário de promotor sobre estupro em prova do MP gera polêmica

Alexandre Joppert afirma, em áudio, que a conjunção carnal durante um crime (estupro) seria a melhor parte dependendo da vítima.

Em tempos de campanhas contra a cultura do estupro, um comentário de um promotor durante a prova oral do 34º concurso para o Ministério Público do Rio de Janeiro vem causando muita polêmica. Alexandre Joppert, examinador de Direito Penal, questiona o candidato sobre uma suposta situação de estupro, que ele afirma ser, dependendo da vítima, 'a melhor parte'.

"Outro (criminoso) ficou com a melhor parte, dependendo da vítima, mantém conjunção carnal", diz o promotor.

Um candidato do concurso gravou a pergunta, e o comentário do promotor, e compartilhou em redes sociais, o que gerou diversas críticas:

"Não há como não ficar estarrecido com tal comentário, advindo de uma banca do Ministério Público, de um examinador conceituado, e respeitado por muitos o qual tenho grande admiração (tinha). Espero com sinceridade, que haja retratação ao comentário, para que consiga fazer acreditar que foi apenas um comentário impensado. Triste e lamentável!". comentou outro internauta."Pelo menos a cada 11 minutos, uma mulher é estuprada no Brasil. E, ainda assim, um integrante do Ministério Público, no exercício de função pública, acha razoável expressar esse tipo de comentário. Até quando a igualdade de gênero não será levada a sério?", comentou uma internauta.

"O fato de participar da repressão não significa que não reproduz a cultura do estupro, muito pelo contrário. E ser antipunitivista obviamente não te torna um reprodutor dessa cultura", foi o comentário de outro usuário do Facebook.

Procurado, o Ministério Público ainda não se pronunciou sobre o caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui