sexta-feira, 3 de junho de 2016

Ministro incriminado na Lava Jato deixará governo, diz Michel Temer

Resultado de imagem para michel temer
Presidente da República em exercício concedeu entrevista ao 'SBT Brasil'.
Dois ministros deixaram cargos no intervalo de três semanas de governo. O presidente da República em exercício, Michel Temer, afirmou nesta quinta-feira (2) em entrevista concedida ao jornal "SBT Brasil" que, em caso de novas revelações de envolvimento na Lava Jato ou denúncia de corrupção, ministro de seu governo deverá deixar o primeiro escalão. Desde 12 de maio, quando Temer assumiu a presidência no lugar da presidente afastada, Dilma Rousseff, dois novos ministros deixaram o cargo que ocupavam no governo.
Fabiano Silveira, ex-ministro da Transparência, deixou o posto após vazamento de áudio no qual ele criticou a condução da Operação Lava Jato pela Procuradoria Geral da República (PGR). O ex-ministro do planejamento Romero Jucá saiu do governo após vazamento de conversa na qual ele diz que é preciso "pacto" para barrar a Lava Jato.


Na entrevista exibida na TV, Temer foi perguntado se haverá demissões no mesmo dia em caso de eventuais novas revelações envolvendo ministros e a Operação Lava Jato ou outros casos de corrupção. "Acho que os ministros sairão, eu não tenho a menor dúvida disso. Se houver incriminações, acho que o próprio ministro tomará a providência", declarou.

"Às vezes dizem: ‘o Temer demorou a tirar o ministro’. O fato aconteceu às 11 horas de uma noite... não existe isso [de demorar a demitir]", completou.

Previdência e CPMF
Na entrevista, o presidente em exercício foi perguntado se é favorável à idade mínima para a aposentadoria. Ele respondeu que sim, inclusive para servidores públicos. “Sim, acho que é preciso igualdade, isonomia. E penso que os servidores públicos não se abalariam”, afirmou. Ele destacou que é preciso "reformular a Previdência" no país.

A equipe econômica montada por Temer tem dito, desde que o peemedebista assumiu interinamente a Presidência, que uma das prioridades do governo será fazer uma reforma nas regras previdenciárias. Uma demonstração de que mudanças no setor serão um dos focos do presidente em exercício foi a incorporação da Secretaria de Previdência Social ao Ministério da Fazenda. Antes, a área integrava o Ministério do Trabalho.

"Qual é a solução agora? Estamos vendo uma fórmula de comum acordo com centrais sindicais, com a sociedade. Num dado momento, formularemos um projeto dizendo [como será]. Ou fazemos isso, ou a Previdência não dará conta”, disse.

Temer também não descartou a possibilidade de retorno da CPMF que, segundo ele, seria “necessariamente” temporária.

Reajustes a servidores
Michel Temer também comentou, na entrevista, os reajustes salariais que a Câmara aprovouna noite de quarta-feira e na madrugada desta quinta para várias categorias do serviço público. A estimativa, segundo os projetos aprovados, é que o impacto dos aumentos nas contas públicas seja de R$ 50 bilhões em quatro anos. Para Temer, os reajustes são "discretos" e "pacificam" a relação de servidores com o governo.

"Foi uma coisa ajustada no governo anterior, por várias categorias, Ministério Público, que ansiavam pela aprovação dessa matérias". disse. "Elas pacificam a relação do governo com varias categorias. É um aumento discreto. [...] É util para o governo", concluiu.

Recuos
Questionado sobre recuos em seu governo, Temer disse não ver problema em fazer mudanças, como quando a pasta da Cultura voltou a ter status de ministério e deixou de ser secretaria vinculada ao Ministério da Educação. “Que coisa boa, não é? Você sabe que só autoritários é que não recuam, e que não percebem o equívovo?”, contestou.

Ao comentar a mundança que fez na pasta da Cultura, Temer disse que “tanto faz” o status, de secretaria ou ministério. “Se for secretaria, vai ter o mesmo orçamento, os mesmos incentivos, Lei Rouanet em vigor, o mesmo modelo. Eu vou ficar suportando objeções ao longo do tempo? Então que se restaure o ministério”, declarou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui