sexta-feira, 10 de junho de 2016

Momento que Dom Orani se protege de tiroteio em Santa Teresa


Religioso precisou descer do carro e se protegeu por cerca de dez minutos.

Um ano depois de ser vítima de um assalto, o arcebispo do Rio, cardeal Dom Orani Tempesta, viu de perto, novamente, a violência que aflige a população. Na manhã desta sexta-feira, ele precisou sair do carro que o transportava em Santa Teresa para se proteger de tiros disparados num confronto entre policiais militares do 5º BPM (Praça da Harmonia) e da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) dos Morros Fallet/Fogueteiro, em Santa Teresa, e bandidos. Segundo Dom Orani, foram cerca de dez minutos parado no trânsito por causa do confronto. — (Estava) voltando do (Cristo) Redentor e indo para o aeroporto. Junto com muitos outros passageiros de ônibus e outros veículos. Ficamos uns dez minutos. Quando amainou um pouco, demos marcha a ré e pegamos outra rua. Os ônibus à frente continuaram parados. Não sei como terminou — disse Dom Orani, que foi para um evento em São Paulo.

O consultor de vendas José Alves de Sousa, de 35 anos, paroquiano da Matriz de Santa Teresa, estava dentro de um ônibus, que precisou parar para que os passageiros descessem em busca de proteção. Ele contou ter reconhecido Dom Orani quando um de seus assessores desceu do carro em que ele estava e, agachado, abriu a porta traseira direita para que o religioso saísse do carro para se proteger.

Pedimos ao motorista para abrir a porta para que buscássemos proteção. E comecei a fotografar e a gravar um vídeo para justificar para o meu chefe o motivo do meu atraso. Foi quando vi o carro de Dom Orani e o reconheci. A lateral esquerda do carro estava voltada para o ponto onde havia tiroteio. Ele precisou descer do outro lado. Peguei o ônibus na Almirante Alexandrino e o tiroteio aconteceu perto do Morro do Fallet. Foi tiro para tudo quanto é lado.

Essa não foi a primeira vez que o cardel é vítima da violência. Em julho do ano passado, Dom Orani foi vítima de um assalto em Quintino, na Zona Norte do Rio. Bandidos abordaram o carro onde estava o religioso, um casal de amigos, além do motorista, na Rua Goiás. Eles renderam as vítimas antes de levar o veículo.

Em setembro de 2014, o arcebispo havia sofrido outro assalto quando saía da Residência Assunção, no Sumaré, na Região Central. Na ocasião, os criminosos levaram o anel cardinalício e a cruz peitoral de dom Orani. Na ação, um dos bandidos chegou a apontar uma arma para a cabeça do arcebispo, que também foi revistado por um dos bandidos.

VIOLÊNCIA EM SANTA TERESA

De acordo com os números do Instituto de Segurança Pública (ISP), em Santa Teresa, no primeiro quadrimestre de 2016, foi registrado um aumento no número de roubos em relação ao mesmo período do ano passado. Só este ano foram 324 roubos, contra 212 ocorridos entre janeiro e abril de 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui