sexta-feira, 3 de junho de 2016

Polícia recebe alerta da Marinha sobre corpo boiando em Copacabana

Polícia Civil do RJ tenta localizar australiano (Foto: Divulgação / Polícia Civil RJ)

Segundo a polícia, roupas seriam parecidas com as de australiano sumido.
Hunt chegou a ser visto por pescador em ilha próxima ao local

A polícia do Rio recebeu um alerta da Marinha na manhã desta sexta-feira (3) sobre um corpo boiando no mar a oito quilômetros de distância da Praia de Copacabana, na Zona Sul da cidade. Segundo a Delegacia de Descoberta de Paradeiros (DDPA), a Marinha recebeu um aviso de um barco pesqueiro de que a pessoa estaria com roupas semelhantes as que o australiano Rye Hunt, de 25 anos, usava quando desapareceu. O corpo estaria perto da Ilha Rasa, uma das que compõem as Cagarras.

O australiano chegou a ser visto por um pescador em uma ilha a três quilômetros de Copacabana. Segundo a delegada Elen Souto, titular da DDPA, Hunt teve um surto psicótico após usar uma substância sintética, ecstasy — também conhecida como MDMA ou MD —, em uma festa na Lapa. De acordo com as investigações, a droga que normalmente é diluída foi inalada.

"Terça-feira realizamos buscas com o Grupamento Marítimo de Botafogo. Fizemos buscas ao redor da Ilha de Contunduba e ainda na terça-feira o corpo de bombeiros esteve na ilha. Se ele esteve efetivamente na ilha, pouco tempo ficou. Essa informação desta testemunha é bem plausível, bem coerente. Uma vez que esta pessoa está em surto, ela quer se esconder. Ele era um excelente nadador e a distância da ilha para a praia do Leme é bem pequena. A delegacia continua fazendo buscas. Nós estamos no período em que o corpo ainda pode aparecer", afirmou a delegada na quarta-feira (1).


Na manhã de sexta (27), a namorada do australiano usou sua página em uma rede social para agradecer o apoio das pessoas e pedir doações para ajudar a localizar o rapaz. “Ainda não conseguimos encontrar Rye. Nosso próximo passo é ir para o Brasil a fim de auxiliar na busca de nosso menino. Criamos uma conta de seguro, que teremos o prazer de aceitar quaisquer doações”, disse a jovem, ressaltando que o dinheiro arrecadado será utilizado para a contratação de advogado e um detetive particular. Também foi criada a hashtag #findrey para tentar ajudar na busca.Nas imagens das câmeras de um prédio em Copacabana, Rye aparece com uma moradora, mas, segundo a polícia, ele ficou lá sozinho, por cerca de três horas. Depois ele saiu só com dinheiro e passaporte. O restante da bagagem — que estava na mochila — ficou no imóvel e foi apreendido pela polícia. Rye e um amigo tentaram antecipar a passagem para a Bolívia, mas não conseguiram. Após brigar com o rapaz, ele deixou o Aeroporto do Galeão de táxi.

Briga com amigo durante surto
Na coletiva da manhã desta quarta, a delegada contou que Rye e o amigo, Mitchell Sheppard, chegaram ao Rio no dia 16 e se hospedaram num hostel na Lapa. Na madrugada do dia 21, os dois consumiram ecstasy - segundo Elen Souto, em vez de diluir a droga em água, eles a aspiraram, o que seria uma maneira "inadequada" de uso - e seguiram para uma festa, também na Lapa. No evento, após aspirar mais ecstasy e beber vodca, os dois entraram em surto psicótico e acabaram expulsos da festa.

De volta ao hostel, Rye só aceitou entrar no quarto compartilhado depois que todos os demais hospédes deixaram o recinto. "Ele continuava acreditando que estava sendo perseguido e que alguém tentaria matá-lo", explicou Elen.

Mitchell, então, sugeriu que os dois antecipassem o embarque para a Bolívia, próxima etapa da viagem que faziam pela América do Sul, e que deveria acontecer apenas no dia 24. Os amigos seguiram de táxi para o Aeroporto Internacional, mas ao chegar Rye começa a discutir com o amigo, dizendo que Mitchell havia roubado seu passaporte e queria matá-lo. Após a discussão, Rye pega outro táxi e segue para Copacabana, onde alugou um apartamento, pagando 200 dólares por três dias.

Ainda de acordo com a delegada Elen Souto, na segunda-feira (30) um pescador procurou a delegacia e informou ter encontrado Rye na ilha de Cotunduba, a 3 km da Praia de Copacabana. O pescador contou ter visto o australiano no dia 22, e que Rye teria pedido água.

"Segundo essa testemunha, ele estava machucado por mariscos e disse que teria chegado a nado à ilha. Após essa informação realizamos buscas com apoio dos bombeiros no entorno e na própria ilha, que é inabitável, e ninguém foi encontrado, então se ele esteve lá, já foi embora", explicou Elen, acrescentando que o turista pode ter se afogado ao tentar sair da ilha nadando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui