segunda-feira, 27 de junho de 2016

Reino Unido perde nota máxima dada pela S&P após vitória da Brexit

Cartaz da campanha pela saída do Reino Unido da União Europeia é colocado em uma janela em Chelsea, em Londres, nesta quinta-feira (23)   (Foto: Toby Melville/ Reuters)


Rating soberano foi rebaixado de AAA para AA com perspectiva negativa.
Na sexta, Moody's cortou a perspectiva da nota do Reino Unido. A agência de classificação de risco Standard & Poor's (S&P) cortou em dois níveis a nota de crédito (rating) do Reino Unido nesta segunda-feira (27), citando como motivo as incertezas geradas pelo referendo que decidiu pela saída do bloco econômico da União Europeia (Brexit).

O rating soberano do Reino Unido perdeu a nota máxima "AAA" na escala da agência, e passou a ser avaliado como "AA" com perspectiva negativa. A nota em moeda local de longo prazo também foi rebaixada, assim como os demais ratings. Ainda assim, a nota do Reino Unido está nove níveis acima da concedida ao Brasil. Ou seja, ele permanece avaliado como extremamente seguro para investir e com baixíssimo risco de calote.

Enquanto isso, o Brasil deixou de ter o chamado grau de investimento – o que implica em maior probabilidade de inadimplência. Atualmente, a nota soberana do Brasil pela S&P está avaliada em BB.

"Em nossa opinião, este resultado (da consulta popular) é um evento fundamental que levará a um marco político menos previsível, estável e efetivo no Reino Unido", afirmou a agência em comunicado.

Segundo a S&P, a perspectiva negativa reflete o risco futuro das "perspectivas econômicas" britânicas, assim como "o papel da libra esterlina como moeda de reserva".

Na sexta-feira, a agência de classificação de risco Moody's cortou a perspectiva do rating do Reino Unido para "negativa" ante "estável", mas manteve a perspectiva "estável" para a nota de crédito da União Europeia (UE) após o referendo que optou pela saída britânica do bloco. "A Brexit pode levar a uma deterioração da performance econômica do Reino Unido, incluindo seu robusto sistema financeiro, que é um grande contribuidor para o emprego e as receitas públicas", conclui a agência em sua avaliação.

De acordo com a S&P, a saída do Reino Unido do bloco econômico pode desencadear uma "crise constitucional" que levaria a um segundo referendo para decidir sobre a independência da Escócia da união de quatro países (que também inclui Inglaterra, Irlanda do Norte e País de Gales).

Brexit
Os britânicos decidiram em referendo deixar a UE, em uma decisão histórica, com potencial para mudar o rumo da geopolítica mundial pelas próximas décadas. A opção de "sair" venceu a de permanecer no bloco europeu por mais de 1,2 milhão de votos de diferença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui