O mundo dá voltas. Prova disso é que, em 2019, a arcaica crença de que a Terra é plana, em vez de esférica, ressurgiu com uma força surpreendente graças à popularidade de vídeos conspiratórios sobre o assunto. Chamados de terraplanistas, os defensores dessa ideia acabam de ganhar um documentário, “A Terra é plana”(no original, “Behind the curve”), que estreia na Netflix na próxima quinta-feira.
Diretor do filme, o americano Daniel J. Clark — que faz questão de frisar de que tem certeza que a Terra é redonda — conta que chegou a desconfiar que os youtubers que inundam as redes com conteúdos sobre o assunto pudessem ser fakes ou trolls. Mas ao encontrá-los pessoalmente, viu que eles estavam falando muito a sério.
— A grande questão que nos perguntamos no filme é “por que eles acreditam nisso”? A resposta varia, mas as pessoas se sentem muito atraídas pela ideia de que estão sendo enganadas e de que a percepção de que elas têm do mundo é mais acurada do que algo que outra pessoa possa dizer a elas. Quando você pensa que a Terra é plana, tudo é mais simples — explica ele, que vê nos terraplanistas um ponto comum: o endosso a outras teorias conspiratórias, desde o clássico boato de que o homem jamais pisou na Lua às fake news de que o 11 de setembro e outras tragédias nos Estados Unidos foram armadas pelo governo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente aqui