terça-feira, 3 de setembro de 2019

TECNOLOGIA: Android 10 é lançado com modo escuro e melhorias na privacidade.

Google começa a liberar a nova atualização nesta terça-feira (3) para usuários do Pixel.
Resultado de imagem para ANDROID 10
O Google começou a liberar, nesta terça-feira (3), a versão final do Android 10, atualização do seu sistema operacional que chega para substituir o Android 9.0 (Pie) em smartphones compatíveis. O download está disponível, inicialmente, para usuários do Google Pixel, linha de celulares da própria empresa, e deve chegar a dispositivos de marcas como Samsung e Motorola nos próximos meses.
Entre as principais funções do novo sistema, está o aguardado modo escuro, que deixa a interface do aparelho baseada nas cores preto e cinza, com o objetivo de evitar o cansaço visual e poupar bateria em dispositivos com tela OLED e similares. Além disso, novidades que visam a aumentar a privacidade do usuário também são destaque da nova versão.

De acordo com o site especializado Phone Arena, a linha Samsung Galaxy S10, por exemplo, deve receber a atualização ainda em 2019, enquanto o recém-anunciado Galaxy Note 10 só deve ser contemplado no primeiro semestre de 2020. Outros aparelhos de marcas como Motorola, Xiaomi e Huawei devem receber a nova versão do Android em breve, de acordo com seus próprios calendários. No fim da matéria, confira a lista do site Digital Trends com os celulares que devem receber o Android 10 nos próximos meses.

O novo Android foi anunciado em maio no Google I/O 2019, conferência anual da gigante de tecnologia. O evento também revelou o Pixel 3a, versão do seu aparelho próprio com preço mais baixo. Além do tema noturno e das melhorias na privacidade dos usuários, a empresa garantiu ter focado em inovação, segurança e bem-estar digital. Na última semana, o Google revelou mudanças na identidade visual da marca do seu sistema e o abandono dos tradicionais nomes de doces. O sistema, que era esperado como Android Q, passa a se chamar simplesmente Android 10.

Modo Escuro

Um dos principais destaques do Android 10 é a presença do chamado modo escuro. Na prática, o recurso permite trocar a base das cores do sistema para preto e cinza-escuro, deixando a tela menos luminosa e poupando a visão do usuário. Em dispositivos com display OLED, cuja tecnologia produz ainda menos luz em áreas escuras, o tema noturno ainda deve economizar energia. O "dark mode" tem sido anunciado por diversos aplicativos, já está confirmado no iOS 13, sistema do iPhone, e também deve chegar em breve ao WhatsApp.

Privacidade e segurança

O Google colocou a privacidade como um dos principais focos no Android 10. No novo sistema, é possível bloquear o acesso de aplicativos à localização do dispositivo enquanto estão em segundo plano. Com isso, o usuário poderá escolher quais apps poderão visualizar as informações do GPS quando não estão sendo executados. O tema também foi prioridade da Apple para a nova versão do seu software, no momento em que grandes empresas de tecnologia são pressionadas a adotar medidas que aumentam a privacidade dos seus consumidores. O TechTudo tem uma lista com seis coisas que o Google sabe sobre você.
Outras funções

Entre os outros recursos presentes no Android 10, está também uma função multitarefa chamada Bubbles, que permite a utilização de dois aplicativos simultaneamente. A novidade é uma aposta na tendência dos smartphones com telas dobráveis. Além disso, o sistema conta com um recurso de legendas ao vivo, que transcreve automaticamente o áudio reproduzido no telefone, mesmo em modo avião. Melhorias na "Resposta Inteligente", nas atualizações em segundo plano e o novo "Modo de Foco", que desativa aplicativos que causam distração, também estão disponíveis na nova versão.

Função multitarefa Bubbles permite ações simultâneas no Android 10

Confira, na lista a seguir, os modelos que devem receber, ao longo dos próximos meses, a atualização para o Android 10, de acordo com o site Digital Trends.

Asus

Asus ZenFone 6
Asus ZenFone 5Z
Asus ROG Phone 2

Essential Phone

Essential Phone (PH-1)

Google

Google Pixel 3a XL
Google Pixel 3a
Google Pixel 3 XL
Google Pixel 3
Google Pixel 2
Google Pixel 2 XL
Google Pixel
Google Pixel XL

Honor

Honor 10 (atualização confirmada)
Honor 8X (atualização confirmada)
Honor 20 Pro
Honor 20
Honor V20
Honor Magic 2
Honor Play

HTC

HTC U12 Plus
HTC U11 Plus
HTC U11
HTC U11 Life

Huawei

Huawei P30 Pro (atualização confirmada)
Huawei P30
Huawei Mate 20 Pro
Huawei Mate 20
Huawei Mate 20 X
Huawei Mate 20 X 5G
Porsche Design Huawei Mate 20 RS
Huawei P20 Pro
Huawei P20
Huawei Mate 10 Pro

LG

LG G8 ThinQ
LG V50 ThinQ
LG G7 One

Motorola

Moto Z3
Moto Z3 Play
Moto One Vision
Moto One Action
Moto One
Moto One Power
Moto G7 Plus
Moto G7
Moto G7 Power
Moto G7 Play

Nokia
Todos os modelos da Nokia listados a seguir estão com atualização confirmada:

Nokia 9 PureView
Nokia 8.1
Nokia 7.1
Nokia 7 Plus
Nokia 6.1 Plus
Nokia 6.1
Nokia 4.2
Nokia 3.2
Nokia 3.1 Plus
Nokia 2.2
Nokia 8 Sirocco
Nokia 5.1 Plus
Nokia 1 Plus
Nokia 5.1
Nokia 3.1
Nokia 2.1
Nokia 1

OnePlus

OnePlus 7 Pro
OnePlus 7
OnePlus 6T
OnePlus 6
OnePlus 5T
OnePlus 5

Oppo

Oppo Reno

Realme

Realme 3 Pro

Samsung

Samsung Galaxy Note 10 Plus
Samsung Galaxy Note 10
Samsung Galaxy Fold
Samsung Galaxy S10 Plus
Samsung Galaxy S10
Samsung Galaxy S10e
Samsung Galaxy Note 9
Samsung Galaxy S9 Plus
Samsung Galaxy S9

Sony

Sony Xperia 1
Sony Xperia 10
Sony Xperia XZ3
Sony Xperia XZ2
Sony Xperia XZ2 Compact
Sony Xperia XZ2 Premium

Vivo

Vivo X27
Vivo Nex S
Vivo Nex A

Xiaomi

Xiaomi Mi 9
Xiaomi Mi Mix 3 5G
Redmi K20 Pro (na China)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui