sábado, 8 de agosto de 2020

BRASIL: Foram abertos 763 mil novos MEIs (Micro Empreendedor Individual).

As aberturas foram menor que em 2019, mas se manteve alto a despeito da parada da economia. Outras atividades viram queda, como bares, e outras tiveram alta, como na área de beleza.

Brasil tem 763 mil novos MEIs desde avanço da covid-19 no país

O Brasil ganhou mais de 763 mil novos MEIs (microempreendedores individuais) entre o final de fevereiro, quando a pandemia do novo coronavírus se propagou pelo país, e o último dia 2 de agosto, um aumento de 7,83%.
O número é próximo ao registrado no mesmo período de 2019 (686 mil novas MEIs e alta, à época, de 8,55%), o que é visto por especialistas como expressivo diante do contexto de paralisação da economia e de medidas de isolamento social que reduziram drasticamente o faturamento de milhões de trabalhadores.

Considerando todo o ano de 2020, a criação de novas MEIs também é significativa: são 1.079.968 novos microempreendedores individuais (alta de 11,45%) desde dezembro, contra 970.625 mil no mesmo período do ano passado.

O aumento do número de MEIs é reflexo da quantidade de pessoas que perderam vaga no mercado de trabalho desde o início da pandemia, na maioria das vezes com carteira assinada, e que querem manter seu recolhimento e seus benefícios previdenciários. É a maneira também que muitos encontraram para formalizar uma atividade, embora boa parte seja constituída do que chamamos de empreendedorismo por necessidade, ou seja, pessoas que não viram outra alternativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui