sábado, 30 de janeiro de 2016

Com J.Murray, Soares leva seu 1º título de Grand Slam nas duplas masculinas

Tenistas se complicam com saque e devoluções de Stepanek/Nestor no primeiro set, se recuperam, sofrem quebra inesperada, mas reagem e ganham Aberto da Austrália.
Bruno Soares e Jamie Murray, final Australian Open 2016 Aberto da Austrália tênis (Foto: AP)Bruno Soares e Jamie Murray viraram e levaram o troféu do Aberto da Austrália.

Nada foi como parecia. Embalados pela conquista do ATP 250 de Sidney há duas semanas, Jamie Murray e Bruno Soares deram a impressão de que não conseguiriam chegar ao segundo título da nova dupla ao fim da decisão do Aberto da Austrália, nesta manhã de sábado (Brasília). Mas, após um primeiro set ruim e uma quebra inesperada no décimo game do terceiro, quando dominavam o duelo, o brasileiro e o irmão mais velho de Andy Murray, enfim, puderam levantar o primeiro troféu de um Grand Slam em suas carreiras nas duplas masculinas (Bruno tem dois nas duplas mistas nos US Open de 2012 e 2014). Ele veio com a vitória de virada sobre o tcheco Radek Stepanek e o canadense Daniel Nestor, por 2 sets a 1 (2/6, 6/4 e 7/5), depois de 2h19m.

O duelo não contaria com a presença de Andy Murray na Rod Laver Arena. O irmão famoso de Jamie disse preferir ficar no hotel sob a alegação de querer evitar estresse na véspera de sua decisão de simples contra Novak Djokovic, neste domingo. Porém, surpreendentemente, apareceu na arquibancada na hora da cerimônia de premiação.

- Você se prepara anos da sua carreira para chegar até aqui e, quando chega, não sabe o que dizer. Primeiro, gostaria de dizer obrigado a Radek e Dani. Dani (Daniel Nestor) é uma inspiração e um amigo, é uma honra. Queria agradecer ao meu parceiro, apenas um mês, mas acho que ele já está cansado. Estou muito feliz por jogar ao seu lado, obrigado por me convidar. Espero termos vários momentos como esse. Obrigado ao time pelo duro trabalho e pela paciência - disse Bruno, em inglês.
Bruno Soares Jamie Murray Tênis Aberto da Austrália (Foto: AP)
Bruno Soares e Jamie Murray chegaram ao segundo título consecutivo no ano, com o troféu

- Andy (Murray), você deveria estar na cama, mas está aqui. Vou torcer muito por você amanhã. Queria agradecer a minha mulher que fica pagando as contas, enquanto eu fico viajando e fazendo esportes - declarou o emocionado Jamie Murray.
Andy Murray Aberto da Austrália Tênis (Foto: Reuters)Andy Murray posiciona seu celular durante discurso do irmão Jamie


A decisão

O primeiro set foi de domínio absoluto de Stepanek e Nestor. Os experientes tenistas demonstraram sólido jogo de defesa, pontaria afiada nas devoluções e muita velocidade junto à rede. Os serviços de Bruno e Murray pouco atrapalharam os rivais, principalmente o segundo, com um percentual de apenas 33% de aproveitamento em pontos. Afiados nas devoluções, tcheco e canadense tiveram 50% nas devoluções. Quebrados três vezes nas cinco oportunidades que deram, os cabeças de chave número 7 não respondiam na mesma moeda durante o saque dos oponentes e tiveram apenas um break point, desperdiçado. Uma dupla falta de Bruno encerrou a parcial (6/2).

O cenário no segundo set foi mudando vagarosamente. A superioridade de Stepanek/Nestor deu lugar ao equilíbrio. O saque da dupla caiu e proporcionou a Bruno e Jamie sete chances de quebra. Três no terceiro game, todas desperdiçadas, e outras quatro no quinto. Um voleio errado de Stepanek colocou brasileiro e britânico pela primeira vez à frente na partida (3/2) e, naquele momento, melhores no confronto. Ponto crítico no primeiro set, o serviço de Soares/Murray não proporcionou grandes sustos nesta parcial. Dessa maneira, foi questão de tempo para a igualdade do marcador (6/4).
Radek Stepanek Daniel Nestor Aberto da Austrália Tênis (Foto: EFE)
Radek Stepanek e Daniel Nestor começaram dominando o jogo, mas foram derrotados na decisão do Aberto da Austrálias.
Bruno Soares faz careta ao lado do sorridente Jamie Murray.
Bruno Soares e Jamie Murray, final Australian Open 2016 Aberto da Austrália tênis (Foto: AP)Bruno Soares e Jamie Murray erguem o troféu de campeão do Aberto da Austrália 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui