quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Vence hoje o IPVA 2016 de 1,4 milhão de carros com placa final 3.

No mês de janeiro, é possível quitar o imposto com abatimento de 3% ou fazer parcelamento.

Os contribuintes devem ficar atentos às datas de vencimento para aproveitar o abatimento e regularizar o imposto.



O prazo para o pagamento integral do IPVA 2016, com desconto de 3%, ou parcelamento em três vezes vence nesta quarta-feira, 13/1, para proprietários de 1,48 milhão de veículos com placas final 3.

Os contribuintes devem ficar atentos às datas de vencimento para aproveitar o abatimento e regularizar o imposto.

O calendário continua na quinta-feira, 14/1, com veículos de placa final 4 e assim sucessivamente até o dia 22, para os veículos com placa final 0, desconsiderando os finais de semana (veja a tabela abaixo).

A Secretaria da Fazenda prevê arrecadar R$ 14,4 bilhões com IPVA em todo o estado em 2016. Deste total, cerca de 70% são recolhidos no primeiro trimestre do ano.



Esta concentração deve-se a oportunidade de efetuar os pagamentos à vista, com desconto de 3% ou parcelar o tributo.

Para efetuar o pagamento do imposto, basta o contribuinte se dirigir a uma agência bancária credenciada, com o número do Renavam (Registro Nacional de Veículo Automotor), e efetuar o recolhimento.

Os pagamentos podem ser feitos nos terminais de autoatendimento, no guichê de caixa, pela internet ou débito agendado, ou outros canais oferecidos pela instituição bancária. O IPVA também pode ser pago em casas lotéricas, no entanto essa opção não é válida para o pagamento do licenciamento.
Seguro DPVAT 2016

Proprietários de motocicletas, vans, ônibus e micro-ônibus poderão pagar o prêmio do seguro DPVAT de 2016 em três parcelas. Essas condições especiais foram estabelecidas em legislação federal.

Administrado pela Seguradora Líder, o pagamento do prêmio do Seguro DPVAT de 2016 somente poderá ser parcelado com a utilização de boletos bancários. O proprietário deverá gerar os três boletos exclusivamente no site do DPVAT.

O vencimento da primeira parcela do prêmio coincidirá com a data da primeira parcela do IPVA em janeiro, sendo que as duas seguintes serão iguais, mensais, consecutivas e os respectivos vencimentos coincidirão com as datas para o pagamento do imposto nos meses de fevereiro e março.

Para veículos zero quilômetro de qualquer tipo e automóveis, caminhões, caminhonetes e camionetas usados, as regras permanecem inalteradas. Nestes casos, o Seguro DPVAT deverá ser recolhido de forma integral junto com o vencimento da primeira parcela do imposto ou junto com a cota única.

Licenciamento antecipado

Para antecipar o licenciamento anual, deverão ser quitados integralmente todos os débitos que recaiam sobre o veículo, compreendendo o IPVA, a taxa de licenciamento, o prêmio do Seguro DPVAT e, se for o caso, multas de trânsito. O valor para o envio do documento pelo correio é de R$ 11.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui