segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

DEUTSCHE BANK – NOVO LEHMAN BROTHERS?



Deutsche Bank (DB) é um importante jogador no mercado financeiro que tem a sua própria rede de bancos comerciais e de hipoteca, empresas de leasing, bancos de investimento, etc. O Banco tem mais de 28 milhões de clientes em todo o mundo e 2.814 filiais em 76 países. DB foi fundado em 1870 com o objetivo de gerir os negócios bancários de todos os tipos, incluindo a promoção das relações comerciais da Alemanha com outros países europeus e os mercados no exterior. Hoje DB é um dos 30 bancos estratégicos a nível mundial. Em 2008, no contexto da crise no sistema bancário global, a capitalização DB diminuiu tão drasticamente como a capitalização de outros bancos líderes. No entanto, após a crise, as ações de outros bancos se recuperaram, o crescimento DB parou na primavera de 2010 e ainda - apesar do rápido crescimento global no setor financeiro, as ações do DB continuam a cair - em contraste com o resto dos maiores bancos no mundo. Qual é o problema?

Alguns analíticos começaram a prestar atenção aos estranhos relatórios do gigante alemão. Entre outras coisas, acharam muito estranho o valor dos ativos do banco em instrumentos financeiros derivativos chegar a US $ 75 bilhões de acordo com os relatórios, que é 20 vezes maior que o PIB da Alemanha e não pode ser explicado apenas pela hedging e boa gestão de riscos. Agora a situação está piorando rapidamente. Os dados foram publicados recentemente, segundo a qual o banco reportou uma enorme perda de 6,8 milhões de euros - um recorde mesmo para 2008, ao ano mais problemático em toda a história bancária. Consequentemente, o preço das ações do banco caíram chegando a mínimos para um pós-crise. Neste contexto, DB pode haver problemas com a obtenção de financiamentos, incluindo o aumentos e os custos dos empréstimos. O preço do seguro contra a inadimplência do DB aumentaram mais de 60% desde o início de 2015. Parece que agora todo mundo sabe que a ameaça é real - muito semelhante ao "quadro clínico" que aconteceu com Lehman Brothers antes do outono de 2008. Além disso, o banco está trabalhando duro para resolver a situação. O presidente do banco John Cryan previu o fim do ciclo de regeneração do DB em 2018.

O desafio atual para cotização das ações do DB representa uma oportunidade única de investimento. Com o preço das ações em valores mínimo posterior a crise, o DB fornece uma grande oportunidade para um investimento a longo prazo como para também investimento de curto e agressivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui