quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Greve em aeroportos deve afetar ao menos 241 voos hoje. Saiba o que fazer se você tem viagem marcada

Pilotos, comissários de bordo e funcionários de solo cruzam os braços a partir das 6h.
Passageiros prejudicados podem solicitar remarcação de passagem
Pilotos e comissários de bordo começam nesta quarta-feira (3) de braços cruzados em 12 aeroportos brasileiros. A previsão, segundo a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), é de que, inicialmente, o movimento grevista afete ao menos 241 voos, das 6h às 8h, período que deve durar a paralisação.

Os seguintes aeroportos não deverão ter voos durante as duas horas de greve: Congonhas e Guarulhos (São Paulo), Campinas, Santos Dumont e Galeão (Rio de Janeiro), Brasília, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Salvador, Recife e Fortaleza.

A Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas) recomentou às companhias que permitam a remarcação das passagens desta quarta-feira sem custo aos passageiros. Avianca, Gol e TAM já informaram que osclientes que quiserem viajar em outra data serão dispensados de multa. A Azul não havia respondido até o fechamento desta matéria. A TAM e a Gol ainda oferecem a opção de reembolso integral.

O sindicato da categoria diz que haverá efeito cascata, mas que não é possível prever como isso afetará as operações. Dessa forma, voos durante toda esta quarta-feira poderão sofrer atrasos. O SNA (Sindicato Nacional dos Aeronautas) acrescenta que menos de 10% dos voos programados para o horário da paralisação deixarão de partir.

A recomendação geral das companhias aéreas é que os passageiros consultem a situação do voo antes de sair de casa, por meio das centrais de atendimento. Quem optar por viajar pode antecipar o check-in pela internet e evitar filas nos saguões.

A Anac lembra que “a companhia deve oferecer facilidade de comunicação [ligação telefônica, internet e outros] para atrasos superiores a uma hora; alimentação adequada para atrasos superiores a duas horas, e acomodação em local adequado, traslado e, quando necessário, serviço de hospedagem, para atrasos superiores a quatro horas”. Quem se sentir lesado pode registrar uma reclamação na Anac.

Além da paralisação dos aeronautas, os aeroviários (funcionários de solo) também decidiram cruzar os braços a partir das 6h desta quarta-feira, nos mesmos aeroportos. No aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, está previsto um ato dos trabalhadores.


Os trabalhadores pedem reajuste de 11%, referente ao INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) de novembro de 2014 a novembro de 2015 (data-base da categoria). As empresas propuseram escalonar o reajuste, o que foi recusado pelos trabalhadores. Segundo os sindicatos, haveria perda real de salário se isso fosse aceito. 

Serviço

Anac: 163

Avianca: 4004-4040 (São Paulo e principais capitais); ou 0300-789-8160 (demais localidades)

Gol: 0300-115-2121

TAM: 4002-5700 (capitais) e 0300-570-5700 (demais cidades)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui