segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Luis Enrique chega aos 100 jogos com números superiores aos de Guardiola

Ele ainda iguala sequência invicta de 28 jogos obtida pelo ex-treinador em 2010/11.
Guardiola e Luis Enrique antes de Barcelona x Bayern (Foto: Reuters)Guardiola e Luis Enrique: compare números dos dois treinadores à frente do Barcelona.
Luis Enrique vai de pouco em pouco marcando o seu nome na história como treinador do Barcelona. Após conquistar a Copa do Rei, o Campeonato Espanhol e a Liga dos Campeões em seu primeiro ano à frente do clube, ele mantém a grande fase na atual temporada. Prova disso foram os feitos atingidos neste domingo, na vitória sobre o Levante. Ele igualou a sequência de 28 jogos invictos do time de Guardiola na temporada 2010/11 e até superou o ex-treinador ao completar 100 partidas sob o comando do Barça.

Explica-se: Além de ter vencido quase todos os títulos ao longo deste "centenário" que disputou como técnico do clube (só perdeu a Supercopa da Espanha), ele acumulou 80 vitórias ao longo desse período. Para efeito de comparação, Guardiola conseguiu “apenas” 71 triunfos nas 100 primeiras partidas no comando do Barça. 

- Melhor chegar a 100 do que aos 50. Mas os números não me dizem nada. O que importam são os objetivos coletivos.

Além disso, o Barcelona balançou as redes 292 vezes sob o comando do atual treinador contra 242 do antigo técnico. Os números das referências holandesas, como Cruyff e Rijkaard, também são inferiores se comparados tanto a Guardiola quanto a Luis Enrique.


O atual Barcelona também está há 127 dias sem sentir o amargo gosto da derrota. São 28 partidas, mesma marca que Guardiola conseguiu alcançar com o clube na temporada 2010/11. Nesse caso, os números dos dois treinadores têm muitas semelhanças. Para chegarem ao recorde, os dois venceram 23 vezes, empataram outras cinco e marcaram quase o mesmo número de gols (veja em detalhes na tabela acima).

Até mesmo o contexto impressiona pela semelhança. Hoje, o time é líder do Campeonato Espanhol, está classificado para as oitavas de final e disputa as semifinais da Copa do Rei, situação idêntica à vivida pela equipe de Guardiola cinco anos atrás. 

Só a formação do trio MSN separa um pouco as duas campanhas, ainda que um certo argentino atue como elo de ligação entre as duas gerações. Se os três artilheiros de Luis Enrique são Suárez (30 gols), Messi (18) e Neymar (17), os de Guardiola naquela ocasião eram Messi (23), David Villa (15) e Pedro (13).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui