terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Temendo vírus da zika, Quênia considera não disputar as Olimpíadas

Autoridades esportivas do país estudam possibilidade de não vir ao Rio caso doença alcance níveis de epidemia. "Não vamos expor nossos jovens", disse dirigente do país:
Ezekiel Kemboi, campeão dos 300m (Foto: Agência Reuters)
As autoridades esportivas do Quênia consideram a possibilidade de não enviar seus atletas para os Jogos Olímpicos do Rio, em agosto, caso o vírus da zika alcance "níveis de epidemia", como afirmou o presidente do Comitê Olímpico do Quênia, Kipchoge Keino. 
- Não vamos nos arriscar levando nossos atletas se a zika chegar a estes níveis. Se o vírus da zika for grave, não iremos aos Jogos. Não vamos expor nossos jovens. A saúde de nossa gente é mais importante do que os Jogos. Vamos esperar até o último minuto. Confiamos nos conselhos das autoridades sanitárias do Brasil para tomar a decisão - disse o dirigente. 
Ezekiel Kemboi, um dos destaques do Quênia, diz não ter ouvido falar sobre vírus zika

Por outro lado, Tuwei Jackson, presidente da Federação de Atletismo do Quênia, modalidade na qual o país se destaca, acredita que uma decisão será tomada antes de agosto. Enquanto isso, muitos atletas quenianos continuam a preparação sem reparar na ameaça do vírus. Campeão olímpico e mundial dos 3.000 com obstáculos e representante dos atletas, Ezekiel Kemboi afirma não ter ouvido nada sobre a doença. 

O Comitê Olímpico Internacional diz que há uma estreita colaboração com os organizadores, enquanto que as arenas que vão receber as competições estão sendo submetidas a inspeções diárias. 

Nesta semana, a agência Reuters afirmou que o Comitê Olímpico dos Estados Unidos teria permitido que atletas e funcionários tomassem a livre decisão de não virem ao Rio, caso estivessem preocupados com o vírus da zika. A entidade negou. O Comitê Rio 2016 está convencido de que os atletas americanos não desistirão de competir em agosto por causa de uma doença que ocorre no verão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui