quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Trump pede anulação da prévia de Iowa

Após aceitar o segundo lugar no caucus de Iowa como uma "honra", Donald Trump acusou nesta quarta-feira (04/02) o senador texano Ted Cruz de ter vencido a primeira prévia na corrida republicana através de fraude. Ele pediu a repetição do processo ou sua anulação.

A fraude, segundo Trump, está no fato de Cruz ter alertado os delegados do partido em Iowa de que o neurocirurgião Ben Carson, que conta com um grande apoio entre os evangélicos, abandonaria a disputa após a votação. Isso beneficiou o senador, que pediu desculpas pelo "erro".

O rumor da saída de Carson começou a se espalhar no mesmo dia do caucus, quando um repórter disse que o neurocirurgião não iria diretamente à próxima primária em New Hampshire, mas passaria pela Flórida.

Essa informação foi utilizada pela campanha de Cruz para sugerir que o neurocirurgião se retirava da disputa e pedir o voto aos eleitores de Carson, grande parte deles evangélicos, como os do senador texano.
"Ted Cruz não ganhou em Iowa, roubou ilegalmente. Por isso as pesquisas estavam tão equivocadas e por isso obteve mais votos que o esperado!", escreveu Trump, antes de apagar o comentário, algo que costuma fazer.

Pouco depois publicou uma nova mensagem, na qual eliminava a palavra "ilegalmente", mas mantinha a acusação de que Cruz ganhou com métodos questionáveis e que se deveria realizar uma nova votação ou anular os resultados.

Trump ficou em segundo em Iowa com 24% dos votos, contra 28% de Cruz, que, durante toda a campanha, estava atrás do magnata na maioria das pesquisas de opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui