sexta-feira, 4 de março de 2016

Ação da Polícia Federal contra Lula é destaque de jornais em todo mundo afora.

Notícia correu jornais da Argentina, EUA e Europa nesta manhã.O cumprimento de mandado de condução coercitiva de Lula na Lava Jato é destaque no New York Times (Foto: Reprodução/NYT) A 24ª fase da Operação Lava Jato e os mandados da Polícia Federal contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foram destaques dos principais jornais internacionais nesta sexta-feira (04/03), derrubando pautas como "eleições nos Estados Unidos" e "crise imigratória na União Europeia".
jornal on line é o mais importante dos Estados Unidos, o The New York Times, publicou que a polícia cumpria uma série de mandados de busca e apreensão em vários locais, incluindo a cidade natal de Lula, São Bernardo do Campo. Brazil Police Confirm Two Detention Warrants in Lula's Hometown, noticiou o NTY. 
Na Itália, o "Corriere della Sera" reservou um lugar de destaque em sua homepage para noticiar que "o escândalo da Petrobras chegou a Lula". "O ex-presidente do Brasil foi levado pela polícia", escreveu o diário. O "La Repubblica" também ressaltou que "o ex-presidente Lula foi preso". Na vizinha Argentina, os dois principais jornais do país, o "Clarín" e o "La Nación", publicaram que a PF brasileira tinham invadido a casa de Lula para levá-lo a depor. Já a britânica "BBC" manchetou que a casa do ex-presidente tinha sido alvo da PF, "como parte de uma enorme investigação de fraudes e corrupção na Petrobras". "Brazilian ex-leader Lula's home raided", escreveu a agência, ressaltando que o petista "sempre negou as acusações". A correspondente no Brasil do jornal francês "Le Monde", Claire Gatinois, escreveu um artigo destacando como o ex-presidente "tenta salvar sua reputação" em meio às operações da PF e aos escândalos de corrupção no governo do PT que ameaçam um impeachment de Dilma Rousseff.

A jornalista relatou ter visto placas com insultos a Lula na cidade de Atibaia, no interior de São Paulo, onde o ex-presidente usufruiria de um sítio financiado pelas construtoras OAS e Odebrecht. A edição digital do diário espanhol "El País" também colocou a notícia de Lula na manchete, com o título: "Nova fase da Operação Lava Jato chega ao ex-presidente Lula". A Polícia Federal deflagrou na manhã desta sexta-feira (4) a 24ª fase da Operação Lava Jato e cumpriu mandados em endereços do ex-presidente e do seu filho, Fabio Luiz Lula da Silva, na cidade de São Paulo e no ABC paulista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui