sábado, 12 de março de 2016

Incêndio em estacionamento de orfanato, no Rio, destrói 11 veículos

Incêndio destruiu 11 veículos no estacionamento do Educandário Romão Duarte (Foto: G1)Incêndio destruiu 11 veículos no estacionamento do Educandário Romão Duarte.


Veículos que estavam estacionados ficaram completamente destruídos (Foto: G1)Veículos que estavam estacionados ficaram completamente destruídos.

Educandário Romão Duarte, no Flamengo, recebe crianças em risco social.  Galão foi encontrado no local e vigia foi amarrado na cabine. Onze carros e uma moto foram destruídos por um incêndio no estacionamento do Educandário Romão Duarte, na rua Paulo Sexto, no Flamengo, Zona Sul do Rio, na madrugada deste sábado (12). Um morador da área afirma que se assustou com a proporção do incêndio durante a madrugada.
Acordei de madrugada, por volta das 3h, com uns barulhos fortes, de explosão. Quando eu levantei, vi um incêndio bem forte no estacionamento, com chamas bem altas, afirmou o morador, que não quis se identificar.

As pessoas que vivem na região tentaram apagar as chamas, antes dos bombeiros chegarem, mas não conseguiram.
Puxamos uma mangueira e tentamos apagar o incêndio, mas era uma chama muito grande. O telhado de metal ficou todo retorcido, explicou o vizinho.  Polícia investiga caso
As chamas também atingiram um apartamento do primeiro andar do prédio que fica ao lado do estacionamento. Bombeiros do quartel do Catete combateram as chamas. O caso foi registrado na 9ª DP (Catete). O estacionamento está fechado para a realização da perícia no local.
Policiais querem saber se a ação foi premeditada, já que um galão foi encontrado abandonado na rua e o vigia do estacionamento teria sido amarrado na cabine. Ninguém ficou ferido.
Crianças em segurança

De acordo com a coordenadora geral do Educandário Romão Duarte, Luciana Calaça, todas as 18 crianças que atualmente são abrigadas em regime de internato permaneceram em segurança e não chegaram a ver as chamas. “
“O telhado fica muito longe de onde as crianças ficam. É muito longe e elas não tiveram nenhum sobressalto,” explicou Luciana.
A diretora soube do que estava acontecendo quando foi alertada por um funcionário que mora no local.

“Um dos funcionários que moram na instituição me ligou dizendo o que estava acontecendo. Eu recebi o telefonema às 3h18. E eu fui correndo, com o coração na mão”, relatou a coordenadora.
Além das crianças em situação de risco, o local recebe diariamente 50 crianças que são atendidas pela creche da instituição. Na área também funciona a Escola Municipal Romão de Matos Duarte.

Local era estacionamento terceirizado

O Educandário Romão Duarte é uma instituição sem fins lucrativos que abriga crianças em situação de risco social, que foram destituídas do poder familiar. A instituição faz parte da Santa Casa de Misericórdia, que também toma conta do Hospital São Zacharias, em Botafogo; o Hospital Nossa Senhora das Dores, em Cascadura; o Hospital Nossa Senhora da Saúde, na Zona Portuária; Hospital Nossa Senhora do Socorro, no Caju; a Casa de Repouso Santa Maria e São Manuel, em Jacarepaguá; Educandário da Misericórdia, em Botafogo; e o Hospital Geral da Santa Casa de Misericórdia, no Centro. Todas as instituições sobrevivem sem receber dinheiro do poder público.
A estrutura do orfanato não foi atingida pelas chamas do incêndio e todas as crianças abrigadas pela instituição foram mantidas em segurança.

O estacionamento do Educandário Romão Duarte foi usado como canteiro de obras para a construção da Estação do Flamengo do Metrô Rio, no fim da década de 70. Mais tarde, o local se tornou um estacionamento irregular. 
No fim do ano passado, a RioTrilhos fez a cessão oficial da área para a Santa Casa de Misericórdia, da qual faz parte o orfanato que, por sua vez, realizou uma licitação para que o local fosse explorado comercialmente.

Caso está sendo investigado pela 9ªDP (Catete) (Foto: G1)Caso está sendo investigado pela 9ªDP (Catete)
Estacionamento de orfanato pegou fogo no Catete, Zona Sul do Rio (Foto: Whatsapp RJTV)Estacionamento de orfanato pegou fogo no Catete, Zona Sul do Rio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui