quinta-feira, 10 de março de 2016

Moro diz que país precisa vencer ‘sem violência ou ódio’

Juiz afirmou que corrupção tem feito com que brasileiros sejam vistos como malandros.
Juiz afirmou que corrupção tem feito com que brasileiros sejam vistos como malandros.
À véspera de um fim de semana que deverá ser marcado por manifestações contra e a favor do governo de Dilma Roussef, o juiz Sérgio Moro defendeu, na noite desta quarta-feira, que o país ande para frente “sem violência ou ódio”. Sem citar possíveis enfrentamentos, Moro afirmou ainda que é preciso vencer os desafios:

— Já superamos crises econômicas terríveis, vencemos duas ditaduras — a do Estado Novo e a ditadura militar — tivemos triunfo contra a hiper inflação nos anos 90. Superamos tudo isso andando juntos. Devemos vencer andando juntos e caminhando para frente, não para trás. Devemos vencer sem violência e ódio contra ninguém — disse.

Durante um jantar-debate promovido pelo Lide, grupo empresarial liderado por João Dória Júnior, pré-candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, Moro afirmou que o quadro de corrupção sistêmico no país envergonha os brasileiros. Ele também disse que é preciso enfrentar os desafios do país "sem violência", numa referência velada aos enfrentamentos que têm acontecido no país entre grupos contrários e a favor da presidente Dilma Rousseff.

— Esse quadro (de corrupção) nos envergonha, envergonha os brasileiros que acabam tendo uma imagem de malandro lá fora. O Brasil, disse ele, não pode empurrar a questão para baixo do tapete.

— Uma coisa é a corrupção isolada. Outra é a corrupção sistêmica. Precisamos saber como chegamos e como sairemos dela — disse Moro.

pensa, mas, como juiz, não pode:

— Às vezes dá vontade de falar tudo o que a gente pensa, mas não dá — disse Moro, lembrando que a Lava-Jato já foi acusada até de levar o país à recessão.

Sem corrupção, afirmou o juiz, o investimento externo também pode aumentar, pois as empresas estrangeiras poderão competir num mercado mais leal. Ele afirmou também que a imprensa cumpre o papel de divulgar para que a sociedade possa ser esclarecida:

— É importante que a sociedade apoie.

Moro afirmou que o papel dele é, muitas vezes, superdimensionado, pois existe o trabalho do MPF e da polícia federal e das outras instâncias do judiciário.

— Este é um trabalho institucional —disse ao responder uma das perguntas da plateia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui