domingo, 24 de abril de 2016

Bombeiros monitoram local da queda de ciclovia no Rio; busca foi suspensa

Corporação diminuiu efetivo, mas tem uma equipe no Posto 13.
Delegado reconhece que há dúvidas sobre número de vítimas. O Corpo de Bombeiros monitora neste domingo (24) o local da queda da ciclovia Tim Maia, na Zona Sul do Rio. Como mostrou a Globonews, a corporação diminuiu o efetivo para duas equipes: uma no Posto 13 e outra em frente ao acidente, no Morro do Vidigal. Além disso, um carro da corporação faz rondas na praia de São Conrado.
O comandante das Atividades de Salvamento Marítimo, coronel Marcelo Pinheiro, orienta a população para que, em caso de falta de qualquer pessoa possível vítima do acidente, acione imediatamente o Corpo de Bombeiros. Um posto de comando também está montado no Posto 13, na Praia de São Conrado para informações. Número de vítimas é incerto

O delegado José Alberto Pires, responsável pela investigação da queda de 20 metros da ciclovia Tim Maia, na Avenida Niemeyer, em São Conrado, assistiu neste sábado (23) as imagens da câmera de segurança de um ônibus que passava pelo local do acidente.

Um dos momentos mais fortes do vídeo é quando ao menos duas pessoas são cobertas por uma onda. Após ver as imagens exibidas pelo RJTV, ele afirmou não ter certeza sobre a quantidade de pedestres ou ciclistas atingidos pela água na quinta-feira (21). Ele fez um apelo para que as pessoas procurem a polícia e os bombeiros em caso de possíveis vítimas do desabamento.

Nas imagens, é possível ver que passageiros também se assustaram com as fortes ondas e se abaixam para buscar proteção. A ciclovia aparece do lado direito e uma onda invade a pista e é nesse momento que o ônibus para. Um pouco adiante, há quatro pessoas na ciclovia. O motorista segue viagem e uma onda mais forte destrói a ciclovia. Na pista é possível ver uma pessoa parada e dois ciclistas pedalando. Mais à frente, do lado esquerdo duas pessoas seguem no sentido contrário. Às 11h13, elas são cobertas pela água.

A Polícia Civil do Rio abriu inquérito por homicídio culposo (sem intenção de matar) e já fez duas perícias no local do acidente além de ter começado a ouvir testemunhas do acidente. Na próxima semana, serão convocados para prestar depoimento os responsáveis pelo projeto, execução da obra e também fiscalização. O Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea-RJ) também abriu investigação para apurar as responsabilidades dos engenheiros na obra.
Arte do desabamento da ciclovia na Avenida Niemeyer (Foto: Editoria de Arte/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui