segunda-feira, 4 de abril de 2016

Messi prepara denúncia após ser acusado de estar envolvido em fraude

Messi Barcelona x Real Madrid (Foto: EFE)
Problemas de Messi com o fisco continuam
Segundo o "Sport", argentino entrará com ação contra setores que o envolveram em novo esquema, batizado de “Panama Papers”

Citado mais uma vez em uma denúncia de fraude fiscal, Lionel Messi entrará com uma denúncia contra o Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ, na sigla em inglês) e o diário alemão Süddeutsche Zeitung, informou o jornal catalão “Sport”. Ao mesmo tempo em que procura se desvincular da acusação de fraude, o jogador ameaça os setores que bancaram a sua participação no esquema, batizado de “Panama Papers”. Ele pretende ainda divulgar um comunicado para se explicar nesta 

segunda-feira.

Segundo esses meios de comunicação, Messi e o pai teriam adquirido a sociedade Mega Star Entreprises, sediada no Panamá, no dia 13 de junho de 2013. Um dia depois de ter sido acusado pelo governo espanhol de ter sonegado € 4,1 milhões impostos – inclusive, ele tem uma audiência marcada para 31 de maio para esclarecer essa questão. Caso seja condenado, o argentino pode passar até 22 meses e meio na cadeia.

A investigação do MP tinha apontado que o pai de Messi foi o responsável pelos delitos, ainda assim o craque segue na mira da Justiça. Mesmo com o parecer favorável a Messi, a Receita Federal decidiu manter a acusação por indicação do juiz em seu processo. A situação de Jorge Messi, entretanto, é bem pior, e o próprio Ministério Público pede prisão de 18 anos. 

A investigação da Justiça espanhola teve início em 2013, com base em uma denúncia do jornal "El País", e tem como alvo um suposto esquema para não declarar um montante que era desviado para empresas em paraísos fiscais e contratos de prestação de serviços em outros países. Depois, este dinheiro voltava livre de impostos para a Espanha. 

No mesmo ano, Messi e seu pai tiveram que prestar depoimento - na época, Jorge Horacio chegou a pagar € 5 milhões à Receita espanhola para evitar a responsabilidade civil diante da acusação de fraude. Em junho daquele ano, o jogador teve um recurso contra a acusação negado pela Justiça, mesmo depois que seu pai e empresário assumiu a autoria do delito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui