sexta-feira, 22 de abril de 2016

Perícia independente vai investigar queda de ciclovia, diz Prefeitura do Rio

Técnicos analisam local em que ciclovia desabou na Avenida Niemeyer, no Rio (Foto: Fernanda Rouvenat/G1)
Técnicos analisam local em que ciclovia desabou
'Modo construtivo da obra está dentro das normas', diz Márcio Motta. Ciclovia Tim Maia, na Avenida Niemeyer, foi inaugurada há três meses. O secretário Executivo de Governo, Pedro Paulo Carvalho, disse nesta sexta-feira (21) que a prefeitura irá contratar uma perícia independente para analisar a queda do trecho de 26 metros da Ciclovia Tim Maia, na Avenida Niemeyer, em São Conrado, na Zona Sul do Rio, nesta quinta-feira (21). Duas pessoas morreram no acidente — Eduardo Marinho Albuquerque, de 54 anos, eRonaldo Severino da Silva, de 60 anos. “Houve fiscalização, inclusive, hoje [sexta-feira], às 10h, nós vamos estar reunidos com todos os técnicos da prefeitura, Geo-Rio, Secretaria de Obras e os engenheiros da prefeitura. Nós contratamos uma auditoria independente, a Cope, o INPH, para que a gente possa ter um diagnóstico do que aconteceu para que se possa tomar providências e acontecimentos como esse não se repitam na cidade", disse Pedro Paulo.

Questionado pelas análises de engenheiros que apontam que houve uma falha de projeto ou na execução, o secretário não descartou um problema na engenharia do projeto. “A engenharia está sob suspeita nesse acidente, o que nós não podemos adiantar é um diagnóstico prematuro. O que tiver disponível de inteligência para que a gente possa explicar as causas desse acidente", completou.

'Modo construtivo dentro das normas'
De acordo com o subsecretário de Defesa Civil, Márcio Motta, o modo construtivo da obra da ciclovia está dentro das normas, mas que ainda é cedo para apontar onde está a falha.

"Ela está seguindo as normas e construtiva dessa forma. É muito precoce dizer onde está a falha. Nós não temos esse histórico de problemas de ressaca, de uma onda forte atingindo a Niemeyer, obrigando o fechamento. Conversamos com moradores e eles também ficaram surpresos com esse comportamento [das ondas]", disse Motta.

Apesar dessa observação dos moradores, o subsecretário disse que foi feita uma avaliação sobre o impacto das ondas.

"Ontem [quinta-feira], conversando com o consórcio responsável, houve sim a avaliação com relação ao impacto das ondas nas colunas, o impacto do vento nessas colunas, esse desgaste. A norma não exige, no momento, uma avaliação com relação a essa projeção de arremesso", completou Motta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui