sexta-feira, 1 de abril de 2016

Suspeita de matar ex no sexo faz primeiro exame de sanidade em RO

Vânia saindo do IML após realizar o exame de sanidade em Vilhena, RO (Foto: Eliete Marques/G1)Sorrindo, Vânia saiu do IML após realizar o exame de sanidade.

O primeiro exame de sanidade mental de Vania Basílio Rocha foi realizado na manhã desta sexta-feira (1º), no Instituto Médico Legal (IML) de Vilhena (RO). A jovem é suspeita de ter matado o ex-namorado durante o ato sexual, em dezembro passado. De acordo com o instituto, ela se mostrou calma, não chorou e não apresentou remorso na entrevista. A suspeita também saiu sorrindo do IML, após a realização do exame feito pelo médico legista, Paulo Nogueira. "Os elementos colhidos hoje irão contribuir para elaborar o perfil psiquiátrico dela. No entanto, nesse momento, não há elementos para afirmar sobre uma insanidade mental. Ela precisa de uma avaliação psiquiátrica específica", afirmou.

O segundo exame será feito com um médico psiquiatra, mas ainda não tem data marcada. Os laudos das duas avaliações definirão se Vania é inimputável – termo usado para pessoas que não têm capacidade para responder pelos atos.

Vania, que completou 19 anos em janeiro, foi presa em flagrante e confessou ter matado o ex, Marcos Catanio Porto: "Queria matar alguém. Fiquei olhando olho no olho até ele morrer", disse ela 

A presa chegou ao IML maquiada, vestida com uma legging de cor azul, blusa amarela e chinelo. Ela estava acompanhada pelo diretor de segurança do presídio feminino e uma agente penitenciária. O exame durou uma hora.

De acordo com o médico legista, Paulo Nogueira, Vania respondeu a uma entrevista, em que foi perguntado como e por que aconteceu o crime. Ela também foi indagada sobre o relacionamento com a família, amigos, escola, emprego e também sobre os relacionamentos amorosos.

Conforme o médico, durante as perguntas, ela contou com detalhes como praticou o crime e mostrou tranquilidade e frieza no relato. Além disso, ela não chorou e não mostrou remorso ou arrependimento pelo homicídio.

O resultado do laudo deve ser encaminhado ao judiciário na segunda-feira (4). "Nesse momento, não há elementos para afirmar sobre uma insanidade mental. Ela precisa de uma avaliação psiquiátrica específica e só depois, juntando todos esses elementos, é que será possível dizer sobre isso", enfatiza Nogueira.

Exame

Segundo a 1º Vara Criminal, o exame de sanidade será realizado por dois profissionais: um médico psiquiatra e um médico perito legista oficial, lotado na Delegacia de Polícia Civil da cidade. Os médicos deverão responder a um questionário emitido pelo juízo e pela defesa.

No documento da Justiça é perguntado se a suspeita: "por motivo de doença mental ou desenvolvimento mental incompleto ou retardado, é inteiramente incapaz de entender o caráter criminoso do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento?".

Entre as perguntas da defesa está se: "a paciente é portadora de distúrbio mental ou anomalia psíquica?". Em caso positivo, se "tal distúrbio mental a impossibilita de viver em sociedade ou coloca em risco a comunidade em que vive?".

Defesa

A família já tinha afirmado que não iria contratar advogado para Vania. Desta forma, a defesa da jovem ficou a cargo da Defensoria Pública do Estado de Rondônia, que pediu em fevereiro o exame para sanidade mental.

"Pelas entrevistas e depoimentos colhidos durante o processo, a Vania aparenta ter um distúrbio mental. E nesse caso, em que a pessoa que comete o crime não detém essa livre consciência e vontade necessárias para a punição criminal, ela precisa ser submetida a esse exame", explicou o defensor público do caso, George Barreto Filho, em entrevista na ocasião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui