terça-feira, 10 de maio de 2016

Após recuo, Maranhão entra na Câmara sem dar declarações


O presidente em exercício da Câmara dos Deputados, Waldir Maranhão (PP-MA), chega à Câmara acompanhado de seguranças
Com segunda medida contra orientação do PP, presidente interino pode ser expulso do partido O presidente interino da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA), que ontem concedeu e, depois, com a repercussão negativa, revogou decisão de anular a votação da admissibilidade do impeachment na Casa, chegou à Câmara dos Deputados às 9h30 desta terça-feira, sem qualquer declaração sobre sua atitude. Maranhão só se pronunciou para avisar à imprensa que não daria declarações. Ele entrou pela chapelaria da Casa, usou o elevador privativo de deputados para acessar o Salão Verde, e em vez de se dirigir ao gabinete da Presidência da Câmara, encaminhou-se para o gabinete da Vice-Presidência. Maranhão revogou no fim da noite desta segunda-feira a decisão que havia tomado pela manhã de anular a votação da Câmara no processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff. A decisão foi tomada após seu partido, o PP, ameaçá-lo de expulsão. Emissários de Maranhão procuraram oposicionistas e aliados do vice Michel Temer no início da noite e indagaram se o recuo o livraria das sanções que já se desenhavam para esta terça-feira. A sinalização positiva sacramentou a decisão de Maranhão.

A direção do PP manteve, contudo, para às 10h desta terça-feira a reunião para discutir sua expulsão, mesmo com o recuo da decisão. Um dos autores do pedido de expulsão protocolado nesta segunda-feira, o deputado Jerônimo Goergen (PP-RS) diz que o recuo não melhora sua situação, pois Maranhão é reincidente, e por duas vezes agiu contra a orientação do partido. O presidente interino já havia contrariado a decisão do PP de fechar a questão a favor do impeachment.

Segundo o deputado Júlio Lopes (PP-RJ), o partido deve levar ainda hoje a questão para Executiva do partido.

— Maranhão jogou o partido na lama e desrespeitou o Parlamento. Não retiro minha decisão de pedir a expulsão dele. O que nos cabe é pressionar para que ele seja expulso do partido e saia do cargo. Ele demonstrou que não tem capacidade de presidir a Câmara — afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui