terça-feira, 31 de maio de 2016

Após retirada à força, alunos voltam a ocupar Secretaria de Educação


Alunos do lado de dentro do portão e patrulha na entrada da Seeduc
Cerca de 50 alunos estão no interior do prédio. Grupo reivindica encontro com governador

Nove dias após policiais do Batalhão de Choque terem retirado à força um grupo de estudantes do interior do prédio da Secretaria estadual de Educação, no Santo Cristo, na região central do Rio, estudantes da rede pública voltaram a ocupar o espaço. Desde o fim da manhã desta segunda-feira, cerca de 50 alunos de 11 escolas permanecem no local, de acordo com participantes do ato. Eles reivindicam um encontro com o governador em exercício Francisco Dornelles. Na manhã desta terça-feira, professores e apoiadores do movimento aguardavam de fora do prédio. Funcionários, que chegaram para o trabalho, foram impedidos de entrar na secretaria. Os alunos permitem apenas entrada de pequenos grupos para ir ao banheiro. Policiais militares também estão no local. O clima é pacífico.

— A gente veio com o intuito de concretizar as pautas gerais e discutir as específicas de cada escola. O subsecretário estava no prédio, mas não nos recebeu. Em seguida, ele saiu com escolta policial e então a gente decidiu ocupar a secretaria — disse um aluno do Colégio estadual Prefeito Mendes de Moraes, na Ilha do Governador, que participa da ocupação da secretaria.

Em um dos portões do prédio, além de uma faixa que estampa a mensagem “Ocupa Seeduc”, cartazes foram fixados com dizeres como “Tá ocupado, tá tudo ocupado” e “chega de descaso com a educação”.

Um dos diretores do Sindicato dos Profissionais de Educação (Sepe), Ricardo Pereira, disse, ao "Extra", que a ocupação é legítima. Ele acrescentou que o governo não vem atendendo as reivindicações dos profissionais. O GLOBO entrou em contato com a Secretaria estadual de Educação e aguarda um posicionamento da pasta sobre o assunto.
Do lado de fora, grupo que apoia ocupação realizada por estudantes

TUMULTO EM DESOCUPAÇÃO

Na madrugada de 21 de maio, policiais do Batalhão de Choque tiraram à força os estudantes que estavam no mesmo prédio. Houve bastante tumulto durante a ação que ocorreu pouco depois das 4h daquele dia. Na ocasião, ao menos dois adolescentes desmaiaram. A sede da secretaria, na ocasião, havia sido ocupada na tarde do dia anterior.

Na ocasião, momentos antes da desocupação, os policiais disseram aos alunos que deixassem a secretaria. Professores e apoiadores do movimento que estavam do lado de fora chegaram a fazer uma corrente humana para impedir a entrada da polícia. O bloqueio foi desfeito pelos PMs e o portão da instituição foi aberto com uma marreta. Com isso, teve início o tumulto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui