sábado, 21 de maio de 2016

Egito divulga primeiras imagens de destroços de avião da Egyptair

Imagens mostram colete salva-vidas e parte de avião da Egyptair
Avião teve alertas de fumaça poucos minutos antes de cair; autoridades descartam sobreviventes

CAIRO — O Exército egípcio divulgou as primeiras imagens dos destroços do avião da Egyptair que caiu na última quinta-feira. As fotos mostram uma parte da aeronave com o logo da companhia aérea, pertences de passageiros e um colete salva-vidas encontrados no mar Mediterrâneo. Equipes de busca já anunciaram tem encontrado também assentos do avião e restos mortais de quem estava a bordo do voo MS804. O porta-voz do Exército egípcio, Mohammed Samir, confirmou que as imagens publicadas neste sábado mostram os destroços do avião envolvido no mais recente desastre aéreo da Egyptair e bens pessoais dos passageiros. Autoridades já descartaram a possibilidade de haver sobreviventes no episódio. Ainda não se sabe o que causou a queda do Airbus A320, que tinha 66 pessoas a bordo em uma viagem de Paris ao Cairo. No entanto, agora sabe-se que o avião teve alertas de fumaça poucos minutos antes de cair.

— Ainda é cedo para interpretar e compreender as causas do acidente, enquanto não encontrarmos os restos do aparelho ou as gravações. A prioridade da investigação é encontrar os restos e gravações — disse um porta-voz do Departamento de Investigações e Análises (BEA) da França.

Os avisos, que foram enviados automaticamente pelos sistemas informatizados do Airbus A320, chegaram às 2h26m de quinta-feira, hora local, pouco antes dos controladores de tráfego aéreo perderem contato com o avião que transportava 66 pessoas. As mensagens indicaram que havia uma fumaça intensa na parte da frente do avião, especificamente no banheiro e em um compartimento abaixo da cabine. Os avisos de erro também indicaram que o computador de controle de voo teve problemas de funcionamento.

Pouco antes de desaparecer dos radares, o avião virou 90 graus para a esquerda e, em seguida, realizou um giro de 360 graus para a direita, e caiu de 15 mil para 10 mil pés de altitude, antes de sumir dos radares. Ele caiu sem emitir pedido de socorro.

Equipes de busca encontraram assentos, pedaços da fuselagem, itens pessoais, incluindo malas e restos mortais em águas ao Norte da cidade egípcia de Alexandria.

O ministro da Defesa da Grécia, Panos Kammenos, mencionou os esforços da equipe egípcia de resgates, mas evitou conclusões apressadas sobre as descobertas.

Além da descoberta de destroços, a queda do voo 804, sobre a qual paira a suspeita de um ataque terrorista também fez com que aeroportos ao redor do mundo reforçassem a segurança. No aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, de onde o voo da EgyptAir partiu, medidas de segurança foram intensificadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui