quarta-feira, 25 de maio de 2016

Médica com câncer de pulmão pede padronização de maços de cigarro


Veronica Hughes tem câncer de pulmão
ASSISTA AO VÍDEO AQUI






Filha de escritor Eduardo Galeano, morto devido à doença, grava vídeo comovente.

A médica Veronica Hughes foi diagnosticada há 12 anos com câncer de pulmão, provocado pelo cigarro. Hoje aos 56, ela está no estágio 4 da doença. Seu pai, o escritor uruguaio Eduardo Galeano, e sua mãe morreram em decorrência desse câncer, que eles também contraíram por causa do tabagismo. Nesta quarta-feira, um vídeo com o depoimento emocionado de Verônica foi divulgado no YouTube. Neste, a epidemiologista divulga uma petição pela padronização das embalagens de cigarro.

- O primeiro cigarro foi o caminho que eu achei para o meu primeiro beijo. Quando a gente é jovem a gente acha que seduz mais com um cigarro na mão - diz Veronica logo no começo do seu testemunho.

O vídeo é uma iniciativa da Aliança de Controle do Tabagismo e Saúde (ACT+) e a Fundação do Câncer, em celebração ao Dia Mundial Sem Tabaco, na próxima terça-feira (31 de maio). Durante o depoimento, a médica conta como foi seduzida pelas imagens nos maços de cigarro e desabafa sobre sua condição e sobre as mortes impostas pela doença no último ano: além de seu pai, o jogador de futebol holandês Johannes Cruijff e o autor Henning Mankell ("meu escrito preferido", diz ela).

Com o vídeo, Verônica e as entidades envolvidas pedem que a população brasileira assine uma petição online na plataforma "Change" para adoção das embalagens padronizadas para cigarros. A padronização dos maços é justamente o tema escolhido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para marcar o Dia Mundial Sem Tabaco deste ano. A ideia é reduzir a atratividade das embalagens. Um esforço importante, principalmente, para combater o uso do cigarro entre os jovens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui